Tudo Sobre SEO Copywriting

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O copywriting de SEO é uma técnica usada para criar conteúdo altamente valorizado pelos visitantes da Internet e pelos motores de busca. Ele se concentra em produzir informações interessantes e úteis para os leitores, seguindo algumas diretrizes de algoritmos de mecanismo de busca para que a postagem possa aparecer no topo das páginas de resultados (SERP).

Textos de SEO são extremamente importantes para negócios online que buscam aumentar e estabilizar o tráfego orgânico. Não requer um grande investimento financeiro ou habilidades altamente especializadas. Contanto que você esteja ciente de todo o processo, você pode começar a criar conteúdo amigável para SEO que com certeza converterá suas visitas.

Passo Um: Faça Pesquisas de Palavras-chave

Antes de começar o processo de escrita, você deve realizar uma busca por palavras-chave. É assim que você descobre quais termos deve utilizar em seus textos para se posicionar de forma mais competitiva nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Essas são algumas das melhores ferramentas para procurar palavras-chave:

Use essas plataformas para descobrir quais termos as pessoas utilizam mais na hora de pesquisar algo. Assim, você pode escolher aqueles que são mais populares e menos concorridos para colocar nos seus conteúdos e atrair mais visitantes.

Passo Dois: Defina uma Intenção de Busca Específica

A Intenção de Busca se refere ao tipo específico de informação que o usuário está tentando encontrar no mecanismo de busca, como o Google. Por exemplo, o termo de pesquisa “cabeleireiros perto de mim” irá produzir resultados muito diferentes de “o que é preciso para se tornar um cabeleireiro”. Ambas frases-chave estão relacionadas com o tópico “cabeleireiro”, mas a intenção de suas buscas é bem diferente.

Para garantir que seu conteúdo ficará bem posicionado nos mecanismos de pesquisa, e oferecerá informações válidas aos leitores, defina uma Intenção de Busca exata para a qual você dará respostas. Insira as palavras-chave que você deseja usar nos mecanismos de busca, e veja quais resultados aparecem. Verifique quais perguntas são feitas mais frequentemente, e escolha uma que pode te guiar na produção do seu conteúdo.

Passo Três: Aperfiçoe a Estrutura do seu Artigo

Uma vez definidas as palavras-chave e a Intenção de Busca, é hora de criar um esboço do seu conteúdo. Fazer isso não apenas ajuda a garantir que todas as informações que você deseja compartilhar com seus leitores estejam no artigo, mas também incentiva os mecanismos de pesquisa a localizar e ranquear melhor sua página.

Comece um um título, ou heading (H1), que será o título principal do seu artigo, página, ou qualquer outro tipo de conteúdo que você esteja produzindo. Então divida o conteúdo em seções lógicas, e dê a cada uma delas um subtítulo (H2) próprio.

Lembre-se de não incluir parágrafos muito extensos – 3 ou 4 linhas de texto são suficientes. As pessoas preferem fazer uma leitura dinâmica do que uma leitura profunda, deste modo, você precisa se ajustar caso queira que os usuários permaneçam no seu site.

Passo Quatro: Escreva o Texto com o SEO em Mente

Os passos 1, 2 e 3 são para preparação. Assim que os completar, você pode começar a escrever seu conteúdo. De todo modo, garanta que a estratégia SEO esteja em seu pensamento o tempo todo.

Monte uma lista com as palavras-chave que você precisa incluir em seu conteúdo, e utilize a Intenção de Busca como o objetivo principal do seu texto. Para te ajudar com isso, você pode utilizar essas ferramentas:

As ferramentas acima são equipadas para ajudar seu conteúdo a responder às perguntas feitas na internet (baseadas na intenção de busca), e a ranqueá-lo melhor nas páginas de resultados das pesquisas. Todas essas plataformas oferecem uma lista clara de palavras-chave que devem estar incluídas em seu texto, e até especificam quantas vezes elas devem aparecer.

Por mais que sejam pagas, essas ferramentas valem o investimento, pois tornam o processo de SEO Copywriting muito mais simplificado. Realize uma investigação com relação às opções disponíveis e escolha a que oferece aquilo que você mais precisa.

Passo Cinco: Otimize o Conteúdo

Esse passo envolve a otimização de todos os outros aspectos do seu conteúdo, paralelos ao texto. Uma ferramenta como o Yoast SEO pode ser extremamente útil nessa etapa, já que indica exatamente o que precisa ser melhorado.

Aqui estão alguns aspectos indispensáveis para otimizar por completo o seu conteúdo:

  • Palavra-chave principal. A “keyphrase” indica a intenção do seu conteúdo, e pode ser usada para ver o quão bem ela é atentida pelo texto que você está criando.
  • Texto alternativo para imagens. Incluir “alt text” para todas suas imagens é extremante importante por dois motivos – torna seu conteúdo amigável e acessível (a descrição de uma imagem é essencial para quem não consegue vê-la e utiliza leitores de tela), e também facilita a localização e compreensão do seu conteúdo por parte dos rastreadores online (web crawlers).
  • Meta description. Uma “meta descrição” é um resumo bem breve sobre o que seu artigo trata. Essa síntese será mostrada nos resultados dos mecanismos de busca, logo abaixo do título da sua publicação e do link da página.
  • Links internos e externos. Inclua links de sites muito bem ranqueados e que sejam relevantes para o conteúdo que você está produzindo. Além disso, também inclua links para outros conteúdos do seu próprio site, já que eles também ajudam os rastreadores web dos mecanismos de pesquisa a indexar seu site de forma mais fácil e rápida.

 

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter

Increva-se agora mesmos na nossa Newsletter e fique sempre por dentro das novidades e promoções que preparamos para você.

Precisando de Ajuda?

Ainda com dúvidas de como sobre como ter a Melhor Hospedagem de Sites do Brasil? Nossa equipe de especialistas está pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas. 

Atendimentos de 2ª a 6ª, das 8h às 19h.

Se preferir, ligue para nós. +55 11 3464.3833
Rolar para cima