O que é SSL / TLS e HTTPS?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

SSL significa Secure Sockets Layer, um tipo de segurança digital que permite a comunicação criptografada entre um site e um navegador. A tecnologia está atualmente desatualizada e está sendo completamente substituída pelo TLS.

TLS é uma sigla que significa Transport Layer Security e certifica a proteção de dados semelhante ao SSL. Visto que SSL não é mais usado, este é o termo correto a ser usado.

HTTPS é uma extensão segura de HTTP. Os sites que configuram um certificado SSL / TLS podem usar o protocolo HTTPS para estabelecer uma comunicação segura com o servidor.

O objetivo do SSL / TLS é a transmissão segura de informações confidenciais, como dados pessoais, de pagamento ou de login.
É uma alternativa à transmissão de dados em texto simples, em que a conexão com o servidor não é criptografada e torna difícil para os hackers interceptarem a conexão e roubem os dados.
A maioria das pessoas já está familiarizada com SSL / TLS, que é usado por webmasters para proteger seus sites e fornecer uma maneira segura de transmissões.
Você pode dizer que um site tem um certificado SSL / TLS pelo fato de que um cadeado próximo ao URL indica a conexão segura no navegador.

Como os Certificados SSL / TLS Funcionam?

Certificados SSL/TLS funcionam por unir digitalmente uma chave criptográfica à informação de identificação de uma companhia. Isso permite que dados possam ser transferidos de maneira que não podem ser descobertos por terceiros.

O SSL/TLS funciona através de chaves públicas e privadas, além de chaves de sessão para cada conexão segura. Quando o visitante coloca uma URL com SSL no navegador e navega pela página segura, o navegador e o servidor fazer uma conexão.

Durante a conexão inicial as chaves públicas e privadas são utilizadas para criar uma chave de sessão, que então é utilizada para criptografar e descriptografar os dados sendo transferidos. Essa chave de sessão vai se manter válida por tempo limitado e só vai ser utilizada para essa sessão específica.

Para saber se um site utiliza a conexão SSL basta procurar por um ícone de cadeado ao lado da URL, no navegador. Ao clicar no cadeado você deve encontrar informações sobre o certificado em questão e realizar configurações.

Quando e Por Que é Essencial ter um Certificado SSL/TLS?

O SSL/TLS é essencial sempre que houver informações sensíveis sendo transmitidas, como nomes de usuário, senhas e informações de pagamento.

O objetivo do SSL/TLS é garantir que somente uma pessoa – a pessoa ou organização para quem os dados estão sendo transmitidos – possa ter acesso às informações. Isso é particularmente importante quando consideramos a quantidade de dispositivos e servidores pelo qual a informação passa antes de chegar no seu destino.exemplo de site seguro

Existem 3 casos onde ter um SSL/TLS é essencial:

  • Quando é preciso de autenticação: Qualquer servidor pode se passar por seu servidor interceptando as informações sendo transmitidas no caminho. O SSL/TLS permite que você comprove a identidade do seu servidor para que os visitantes saibam que é autêntico.
  • Para garantir confiabilidade: Quem possui uma loja virtual ou algum site que solicita o uso de informações pessoais é importante criar um senso de segurança para que as pessoas se sintam confortáveis em fornecer seus dados. Um certificado SSL/TLS é uma maneira visível de dizer aos seus visitantes que seus dados vão estar seguros.
  • Quando você precisa estar de acordo com os padrões da indústria: Em algumas indústrias, como de finanças, é necessário manter um padrão básico de segurança. Existem também algumas exigências do PCI (Payment Card Industry) para quem deseja aceitar pagamentos via cartão de crédito em seu site, e uma delas é a utilização de um certificado SSL/TLS.

É importante lembrar que o certificado SSL/TLS é válido para diversos dispositivos, o que o torna uma opção de segurança ainda mais versátil na era de dispositivos móveis. Os benefícios de ter um certificado SSL/TLS faz valer muito a pena o investimento.

O SSL/TLS Possui Impacto no SEO?

A resposta curta é: sim.

O Google fez mudanças no algoritmo em 2014 para priorizar sites que possuem certificados SSL, que tem sido seu foco desde então. Já foi oficializado que sites que possuem certificado terão ranqueamento melhor do que sites sem certificado quando os outros critérios estiverem iguais, e enquanto os sites seguros são apenas 1% dos resultados, 40% das pesquisas possuem pelo menos 1 site seguro na primeira página.

 

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter

Increva-se agora mesmos na nossa Newsletter e fique sempre por dentro das novidades e promoções que preparamos para você.

Precisando de Ajuda?

Ainda com dúvidas de como sobre como ter a Melhor Hospedagem de Sites do Brasil? Nossa equipe de especialistas está pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas. 

Atendimentos de 2ª a 6ª, das 8h às 19h.

Se preferir, ligue para nós. +55 11 3464.3833
Rolar para cima