Retargeting: Como Reconquistar Quem Abandona Seu Site

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O Que São Propagandas de Retargeting?

Retargeting é um tipo de marketing que usa propagandas personalizadas para visitantes que já estiveram alguma vez no seu site.

Num cenário ideal, alguém visita o seu site, escolhe o produto que deseja e completa o processo de compra.

Mas isso não acontece o tempo todo. Na verdade, apenas 2% dos visitantes compram os produtos na sua primeira visita. É por isso que você precisa de uma maneira melhor para reconquistar os outros 98% e guiá-los até a compra.

Também chamada de remarketing, essa técnica tenta reconectar sua marca com os visitantes ao exibir produtos relevantes que eles viram anteriormente.

Usando um código plantado no seu site – geralmente JavaScript – os dados de comportamento dos visitantes do seu site são registrados. Deste modo, não importa aonde eles irão na internet, suas propagandas serão exibidas de qualquer maneira.

Quanto maior a quantidade de vezes que eles verem as propagandas, maior a chance que você tem converter visitantes que retornam em compradores.

Em suma, o retargeting funciona ao coletar dados, determinando os prospectos e os produtos a partir tráfego do seu site – para então permitir que você comece uma campanha.

retargeting pode ajudar o seu negócio ao aumentar o seu brand awareness e convencer a sua audiência a comprar seus produtos ao encorajá-los a revisitar o seu site.

Por exemplo, se você visitar o Airbnb para alugar uma casa, mas então deixar o site antes de completar o processo de checkout, você provavelmente vai encontrar propagandas no Airbnb na maioria dos sites que visitar depois.

Através da sua campanha de remarketing, algumas propagandas podem aparecer com descontos especiais ou promoções antecipadas, além de um convidativo botão call-to-action (CTA).

exemplo de propaganda de retargeting do airbnb

O código plantado para rastrear os visitantes fica escondido, então isso pode causar problemas de privacidade. Contudo, você pode garantir que suas campanhas de propaganda estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPDS no Brasil)  e o GDPR (em Portugal e no resto da Europa).

Para fazer isso, você pode atualizar a sua política de privacidade para que ela mostre de maneira clara como os visitantes podem fazer para não receber essas propagandas.

Tipos de Retargeting

Enquanto os princípios fundamentais são os mesmos, o retargeting é dividido em dois tipos: baseado em pixel e baseado em lista.

Como o nome indica, o tipo baseado em pixel usa um pixel de rastreamento ou uma tag de pixel para identificar o comportamento de certos visitantes quando eles acessam o seu site. Essa é a forma mais comum de retargeting.

Uma vez que estiver incorporado no seu site, esse pixel de rastreamento vai salvar cookies nos navegadores dos visitantes e carregá-los quando eles acessarem determinadas páginas da internet ou abrirem certos apps para dispositivos móveis.

Esse tipo de propagandas de retargeting é perfeita para prospectos com necessidades imediatas, como acomodação para datas específicas. Contudo, injetar códigos em muitos sites ou aplicativos pode se mostrar um problema.

Esse método baseado em lista usa uma relação de visitantes-alvo – uma audiência customizada – de quem os dados já foram coletados antes. Isso inclui informações como endereços de email usados para serviços como FacebookTwitter e Google.

Usando essa técnica, você precisa definir regras para criar uma lista de prospectos. Por exemplo, você pode querer incluir aqueles usuários que deixam seu site antes da página de pagamento.

Dependendo da sua plataforma, você precisará fazer upload da lista para a sua campanha para que os seus prospectos vejam as propagandas especificadas. Dito isso, esse tipo é menos automatizado.

Você não deve usar esse tipo de retargeting para visitantes com necessidades imediatas porque a propaganda pode não alcançá-los a tempo.

Estratégia de Retargeting é Efetiva?

Propagandas de retargeting não são tão comuns quanto anúncios tradicionais tipo banners. Esse tipo clássico de propaganda para web pode ser encontrado em todos os lugares.

Isso significa que, ao visitar sites, blogs ou plataformas de redes sociais, você provavelmente verá todo tipo de banners: imagens, animações, vídeos, etc.

O principal objetivo dos anúncios tradicionais é conquistar a maior quantidade de clientes possível através de cliques. Isso é o que faz eles serem diferentes dos anúncios por retargeting.

Enquanto ambos os métodos são efetivos para aumentar as vendas de produtos, o retargeting provou ser 70% mais efetivo.

Inclusive, a taxa de cliques (CTR ou click-through rate) de propagandas redirecionadas é dez vezes mais alto. Ou seja, as pessoas se sentem mais atraídas por propagandas de retargeting do que por banners.

Adicionalmente, visitantes que estão retornando através de propagandas de redirecionamento tendem a trazer maiores taxa de produtos adicionados ao carrinho e melhores taxas de conversão.

Com esses fatos, fica fácil de confirmar que retargeting é uma estratégia de alto impacto.

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter

Increva-se agora mesmos na nossa Newsletter e fique sempre por dentro das novidades e promoções que preparamos para você.

Precisando de Ajuda?

Ainda com dúvidas de como sobre como ter a Melhor Hospedagem de Sites do Brasil? Nossa equipe de especialistas está pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas. 

Atendimentos de 2ª a 6ª, das 8h às 19h.

Se preferir, ligue para nós. +55 11 3464.3833
Rolar para cima