Redes Sociais: saiba tudo sobre as plataformas de mídias sociais!

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Redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si. Esse conceito foi ampliado com a Internet e a criação das mídias sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

O que são redes sociais?

Redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si. Esse conceito foi ampliado com a Internet e a criação das mídias sociais.

Antes de representar tudo o que conhecemos hoje, redes sociais significava simplesmente um grupo de pessoas relacionadas entre si.

Pense nos grupos de amigos que você tem, sejam eles da faculdade, do trabalho ou mesmo sua família. Cada um desses grupos é uma rede social que você tem. Parece pouco perto de como vemos as redes sociais atualmente, não é mesmo? No entanto, essa premissa continua viva dentro das mídias que utilizamos atualmente.

Afinal, a principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual, seja para construir novas conexões sociais ou apenas manter já existentes.

É inegável o sucesso obtido pelas redes sociais que conhecemos, como Facebook e WhatsApp. Dificilmente conseguimos pensar nossas interações sociais sem a presença delas e isso mostra a força dessas plataformas, que tomam conta do mundo como conhecemos.

Entenda em profundidade a lógica das redes com o seguinte conteúdo:
Efeitos de rede: a chave para o círculo virtuoso da geração de valor nas empresas

Mídias Sociais ou Redes Sociais?

Você provavelmente já se confundiu entre redes sociais e mídias sociais. Mas é importante salientar que elas não são a mesma coisa.  Por isso, vamos diferenciá-las agora mesmo.

Como já disse, redes sociais são os grupos de conexões e relacionamentos que temos com outras pessoas. Já as mídias sociais são plataformas que garantem que isso aconteça.

Ainda confuso? Fica claro quando entendemos que ambas podem servir como plataformas para que mantenhamos nossas redes de relacionamento, no entanto, redes sociais têm esse como sua principal característica e estão dentro do que classificamos como mídias sociais.

Enquanto mídias sociais são plataformas que tem como sua principal função o compartilhamento em massa de conteúdo e transmissão de informações, como blogs, site e até mesmo o Youtube.

Resumindo tudo isso, podemos afirmar que as redes sociais são uma categoria dentro das mídias sociais. Locais onde podemos interagir com pessoas que conhecemos, mas nos quais a todo momento estamos expostos a uma imensidão de conteúdo.

O que faz um social media?

Social media é o profissional que trabalha diretamente com perfis de redes sociais.

Seu papel é gerenciar essas páginas, cuidando de conteúdos, métricas, interações e relatórios relacionados ao desempenho das empresas na plataforma. A seguir, entenda melhor o que faz o social media e o impacto da sua atuação.

Gerencia perfis de empresas

Toda atividade relacionada a gerenciamento é papel do social media. Ele precisa dedicar todos os seus esforços e conhecimentos para garantir que uma página esteja sempre ativa, com publicações regulares e programadas, com um bom alcance e, no geral, funcionando bem.

Esse profissional cuida, além da manutenção, também da otimização, visando a resultados de destaque.

Programa publicações

As publicações ajudam a manter o perfil ativo, o que coloca empresas sempre à vista de seu público-alvo.

O social media tem o papel de programar as publicações, checando quais horários têm o melhor índice de visualizações e de interações.

Com ajuda de ferramentas de automação, ele consegue deixar publicações já prontas para serem disparadas por vários dias.

Monitora interações

As interações geram engajamento e são de grande valor.

O profissional precisa estar de olho no nível de comentários, curtidas e compartilhamentos gerados para entender o sucesso de alguns posts e, de maneira geral, do posicionamento da empresa nas redes sociais.

Ele também poderá responder a algumas interações, o que ajuda a criar proximidade com o público.

Analisa métricas e indicadores

As métricas são fundamentais para que se saiba como anda o desempenho da empresa nas redes sociais.

Elas mostram o volume de interações, quantos usuários uma publicação atingiu e o nível médio de engajamento.

O social media tem o papel de monitorar métricas e indicadores e gerar relatórios com esses números. Assim, o trabalho nas redes sociais se torna mais estratégico.

Atende o público

O atendimento é parte das obrigações desse profissional, já que as redes sociais são um dos principais canais de relacionamento com o público.

O social media precisa estar atento às caixas de comentários e de mensagem privada, pois é por elas que as solicitações surgem. Atender de maneira humanizada e atenciosa são alguns dos deveres do social media.

Quais são os principais tipos de redes sociais?

Redes sociais têm diferentes propostas, e é isso que faz delas tão interessantes. Há opções para todos os gostos de usuários e, consequentemente, para todos os segmentos de mercado.

Toda empresa pode se posicionar nessas plataformas, criar relacionamento com o público e oferecer conteúdo regularmente, basta saber qual é a rede social certa.

Há, basicamente, quatro tipos atualmente: relacionamento, entretenimento, network e de nicho.

A seguir, entenda melhor cada uma delas, qual o foco, quais redes compõem as categorias e como cada uma pode ser explorada.

Relacionamento

As redes sociais de relacionamento são aquelas focadas em criar um espaço para que pessoas se conectem, compartilhem experiências cotidianas e criem uma rede de amigos.

Esse é, talvez, o modelo mais tradicional de rede social e que, com o passar das gerações, sempre esteve presente.

Não há dúvidas de que o Facebook é o principal player da categoria.

Por lá, é possível adicionar amigos, fazer comentários nas publicações deles, conversar por meio de uma ferramenta de mensagens instantâneas, além de várias outras interações.

Entretenimento

Plataformas de entretenimento também são de grande interesse do público, afinal, todos querem passar um tempo descontraído e de lazer na internet.

Hoje, a rede social mais poderosa no entretenimento é o YouTube, plataforma de vídeos que a cada dia se torna mais completa.

Essas redes sociais são focadas na oferta de conteúdo de mídia, como vídeos, fotos, transmissões em streaming, entre outras possibilidades.

O Instagram é uma rede que pode ser considerada tanto de relacionamento quanto de entretenimento. Outro bom exemplo da categoria é a Twitch.

Relacionamento profissional

Redes de relacionamento profissional são focadas em criar um ambiente de apresentação, facilitando o networking, a captação de talentos e a busca por novas oportunidades de trabalho.

Esse é, basicamente, o papel do LinkedIn, a principal do segmento.

Para empresas, estar no LinkedIn é essencial, mas do ponto de vista corporativo.

Isso ajuda companhias a se posicionarem dentro do segmento, de modo que se tornem mais atrativas para talentos do mercado e para possíveis investidores do setor.

Nicho

As redes de nicho são, geralmente, de menor porte, com um foco bastante específico em um setor, seja profissional, seja social.

Elas têm temas bem definidos e, geralmente, só quem tem interesse pelo assunto tem uma conta ativa nessas redes sociais.

A Twitch, citada anteriormente, era uma rede de nicho, já que seu foco inicial era no streaming de games. No entanto, o serviço cresceu tanto que, hoje, há mais do que gamers presentes nela. Outros bons exemplos são:

  • Quora;
  • Yelp;
  • TripAdvisor;
  • Couch Surfing.
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