Por que seu site precisa do Schema Markup

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Como os Schema Markups e o Rich Snippets estão relacionados?

O Schema está nos bastidores do código que dá ao Google (e outros motores de busca) mais informações sobre o seu site. A forma mais comum como o Schema Markup é conhecido é chamado de Rich Snippets. Você provavelmente já viu algum deles quando fez uma pesquisa no Google e viu os resultados da busca.

Se não viu, eles se parecem com isso:

resultado de bolo de chocolate com exemplo de schema markup

Eles não apenas têm uma aparência bacana, mas ter os rich snippets aparecendo nos resultados de busca pode ajudar a aumentar o tráfego de visitantes no seu site. Mesmo que a posição do seu site nos resultados de busca não tenha mudado. Quando o Google rastrear o seu site que tem Schema Markup, o motor de busca usará dados para criar resultados mais atrativos e úteis aos usuários.

Quando você implementa Schema Markup no seu site, você está dando aos bots do Google informações mais precisas e úteis sobre a sua página. Como os rich snippets vão aparecer depende do tipo de conteúdo da sua página. Para avaliações, ele vai mostrar um sistema de estrelas. Já se a sua página for sobre um produto específico, ele vai mostrar coisas como o preço e a disponibilidade do produto listado.

Existem muitos tipos de Schema Markup que você pode usar, dependendo do tipo de conteúdo da própria página que for rastreada pelo Google.

Quais são os benefícios do Schema Markup?

Tradicionalmente, usamos tags de formatação para permitir que o Google saiba sobre o quê é o nosso site. Essas formatações incluem coisas como tags de cabeçalho, escolher uma palavra-chave e otimizar as meta-descrições.

Mas, mesmo com essas formatações, o contexto das nossas páginas pode ser um pouco obscura. Especialmente com palavras e frases que têm vários significados.

Nós adicionamos o schema nos nossos sites para dar contexto adicional para as nossas páginas e posts. Isso vai ajudá-los a ranquear com mais precisão nos motores de busca. Além disso, vai ajudar a melhorar na aparência com que o resultado da busca é mostrado nos motores de busca, algo que influencia na Taxa de Cliques e em outras estatísticas importantes.

Com o schema devidamente posicionado, o seu site irá aparecer em posições mais relevantes, o que significa mais tráfego de qualidade para ele.

Diferentes tipos de Schema disponíveis para usar

Existem dezenas de diferentes tipos de schemas que você pode usar. E o próprio Google tem suporte a mais de 50 tipos diferentes de schemas atualmente.

Gaste algum tempo navegando pela lista e veja quais os schemas mais relevantes que você pode adicionar ao seu site. Algumas das formas mais comuns de schemas são:

  • Informações de negócios locais
  • Eventos
  • Receitas
  • Listas de filmes
  • Avaliações
  • Reservas
  • Artigos

Com o quê um Schema se parece?

Agora que você já sabe o que é um schema, vamos dar uma olhada em alguns exemplos. Primeiro, vamos fazer uma busca pelo filme “O Regresso”.

exemplo de schema markup com resultado de busca no filme o regresso

O primeiro resultado mostrado apresenta uma implementação de Schema Markup no site Adoro Cinema. Veja a seção de avaliação, com as estrelas na imagem acima. O schema é o que permite o sistema de avaliação com estrelas ser mostrado na tela. Então os usuários, assim que pesquisam pelo filme, já conseguem ter uma noção se vale a pena assistir ao filme ou não.

O mesmo tipo de sistema de avaliação com estrelas aparece em qualquer tipo de avaliação, seja de um restaurante, um filme, um livro ou uma receita. Veja os resultados de quando nós pesquisamos por “Estrogonofe de Camarão”.

exemplo de schema markup com a receita de estregonofe de camarão

A seção de reviews com estrelas entrou novamente como um dos destaques do resultados da pesquisa. Além disso, também tem mais informações quanto a quem enviou a receita ao site, detalhes de quanto tempo a receita leva para ficar pronta e até uma foto personalizada. Às vezes, até detalhes das receitas, com o passo a passo, também são mostrados.

Agora, por exemplo, vamos procurar por “Obama”.

exemplo de schema markup com os resultados da busca pela palavra Obama

Em vez de mostrar um sistema de avaliação com estrelas, você verá um estilo de schema para notícias.

Por conta disso, com um schema, você dá ao Google uma ideia melhor da informação que vale a pena ser ressaltada na sua página. Essa informação será mostrada nos resultados das buscas.

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Confira nossas Hospedagens
de sites com todas essas vantagens

Por apenas:

R$ 10,00/mes*

Rolar para cima
Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?