O Que é AMP WordPress e Como Funciona 2022

AMP WordPress é uma tecnologia de aceleramento que faz com que as páginas de um site feito no WordPress sejam carregadas mais rapidamente em dispositivos móveis.

O Que é AMP WordPress e Como Seu Site se Beneficia da Tecnologia

AMP WordPress faz parte do Google Accelerated Mobile Pages (AMP), uma tecnologia de código aberto que ajuda os usuários a criarem versões otimizadas dos seus sites para que eles carreguem mais rapidamente em dispositivos móveis.

O que acontece é o Google AMP permite que o usuário crie uma versão duplicada de um site usando a linguagem AMP HTML. Esse mecanismo simplesmente elimina qualquer elemento que possa comprometer o desempenho de uma página na web.

O resultado disso é mais velocidade, estabilidade e menos tempo de carregamento de uma página acessada em smartphones, tablets ou outros aparelhos portáteis conectados à internet.

tecnologia amp wordpress de aceleração de páginas

3 Benefícios de Usar o Google AMP

Usar a tecnologia Google AMP no seu site WordPress garante alguns benefícios instantâneos. Os três principais deles são:

  • Melhora o SEO
    Esse é o benefício mais óbvio e significativo de usar Google AMP. Considerando que a velocidade de carregamento de um site é um dos fatores mais importantes de ranqueamento no Google, a tecnologia pode fazer com que seu site receba muito mais tráfego. Além disso, ela também garante que seu site apareça no Google Notícias.
  • Aprimora a Experiência do Usuário
    O Google AMP otimiza um site para que ele seja bem mais amigável à experiência do usuário com uma página em um dispositivo móvel. Isso recebe uma importância ainda maior levando em conta que 57% dos usuários da web não recomendam sites de negócios que são mal otimizados para mobile.
  • Melhora o Desempenho do Servidor
    O Google AMP se benificia de alguns recursos de otimização do próprio Google. Sendo assim, ele reduz o uso de banda em imagens em 50% sem afetar a qualidade delas. Enquanto isso, o desempenho do servidor não é afetado, o que garante também a performance geral do seu site, que mantém a velocidade lá em cima.

3 Contras de Usar o Google AMP

Usar o Google AMP também tem seus pontos negativos. Os três principais deles são:

  • Limitações com CSS e JavaScript
    Ainda que o Google AMP melhore o tempo de carregamento das páginas de um site, ele também traz limitações com CSS e JavaScript. Por conta disso, animações elaboradas, gráficos complexos e objetos em flash serão removidos ou nem carregados.
  • Mostra Somente Páginas em Cache
    O aumento na velocidade do carregamento de sites pelo Google AMP se deve ao fato de que ele também só mostra páginas e conteúdos já armazenados em cache. Isso quer dizer que pode ser que os visitantes ou leitores de um site não tenham acesso aos conteúdos mais recentes.
  • Restrições em Publicidade
    O Google AMP tem suporte a anúncios. Ainda assim, as opções são restritas. Fora que o processo de implementação é consideravelmente complicado. E não existe integração com plataformas externas de publicidade na internet. Isso pode limitar o alcance das suas páginas e posts patrocinados.

Não se deixe intimidar por esses contras. Só o fato da melhora no carregamento de páginas resultar em mais desempenho do seu site já faz o Google AMP valer a pena.

Na próxima etapa, vamos mostrar como você pode conseguir adicionar esse valioso recurso no seu site WordPress. E você vai fazer isso usando plugins.

Como Instalar AMP WordPress Usando 2 Plugins

Para instalar e configurar AMP WordPress no seu site, você vai precisar da ajuda de plugins. Afinal, esse recurso não vem como padrão no CMS.

Método 1 – Usar o Plugin AMP

plugin amp

O AMP é uma ferramenta muito útil se você procurar por instalação e configuração simples e rápida.

Método 2 – Usar o Plugin AMP for WP

plugin amp for wp

O AMP for WP é uma ferramenta que dá ao usuário um pouco mais de controle sobre a aparência de um site AMP WordPress.

Ele também pode ser integrado com vários outros plugins para WordPress. Entre eles o WooCommerce, um plugin para você criar sua própria loja virtual.

Conclusão

O AMP WordPress é algo que você precisa considerar ter no seu site. Afinal, uma ferramenta de aceleração no carregamento de páginas deixa seus visitantes satisfeitos e pode aumentar o tráfego que seu projeto online recebe diariamente.

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Confira nossas Hospedagens
de sites com todas essas vantagens

Por apenas:

R$ 10,00/mes*

Rolar para cima