O Que é AMP WordPress e Como Funciona

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

AMP WordPress é uma tecnologia de aceleramento que faz com que as páginas de um site feito no WordPress sejam carregadas mais rapidamente em dispositivos móveis.

O Que é AMP WordPress e Como Seu Site se Beneficia da Tecnologia

AMP WordPress faz parte do Google Accelerated Mobile Pages (AMP), uma tecnologia de código aberto que ajuda os usuários a criarem versões otimizadas dos seus sites para que eles carreguem mais rapidamente em dispositivos móveis.

O que acontece é o Google AMP permite que o usuário crie uma versão duplicada de um site usando a linguagem AMP HTML. Esse mecanismo simplesmente elimina qualquer elemento que possa comprometer o desempenho de uma página na web.

O resultado disso é mais velocidade, estabilidade e menos tempo de carregamento de uma página acessada em smartphones, tablets ou outros aparelhos portáteis conectados à internet.

tecnologia amp wordpress de aceleração de páginas

3 Benefícios de Usar o Google AMP

Usar a tecnologia Google AMP no seu site WordPress garante alguns benefícios instantâneos. Os três principais deles são:

  • Melhora o SEO
    Esse é o benefício mais óbvio e significativo de usar Google AMP. Considerando que a velocidade de carregamento de um site é um dos fatores mais importantes de ranqueamento no Google, a tecnologia pode fazer com que seu site receba muito mais tráfego. Além disso, ela também garante que seu site apareça no Google Notícias.
  • Aprimora a Experiência do Usuário
    O Google AMP otimiza um site para que ele seja bem mais amigável à experiência do usuário com uma página em um dispositivo móvel. Isso recebe uma importância ainda maior levando em conta que 57% dos usuários da web não recomendam sites de negócios que são mal otimizados para mobile.
  • Melhora o Desempenho do Servidor
    O Google AMP se benificia de alguns recursos de otimização do próprio Google. Sendo assim, ele reduz o uso de banda em imagens em 50% sem afetar a qualidade delas. Enquanto isso, o desempenho do servidor não é afetado, o que garante também a performance geral do seu site, que mantém a velocidade lá em cima.

3 Contras de Usar o Google AMP

Usar o Google AMP também tem seus pontos negativos. Os três principais deles são:

  • Limitações com CSS e JavaScript
    Ainda que o Google AMP melhore o tempo de carregamento das páginas de um site, ele também traz limitações com CSS e JavaScript. Por conta disso, animações elaboradas, gráficos complexos e objetos em flash serão removidos ou nem carregados.
  • Mostra Somente Páginas em Cache
    O aumento na velocidade do carregamento de sites pelo Google AMP se deve ao fato de que ele também só mostra páginas e conteúdos já armazenados em cache. Isso quer dizer que pode ser que os visitantes ou leitores de um site não tenham acesso aos conteúdos mais recentes.
  • Restrições em Publicidade
    O Google AMP tem suporte a anúncios. Ainda assim, as opções são restritas. Fora que o processo de implementação é consideravelmente complicado. E não existe integração com plataformas externas de publicidade na internet. Isso pode limitar o alcance das suas páginas e posts patrocinados.

Não se deixe intimidar por esses contras. Só o fato da melhora no carregamento de páginas resultar em mais desempenho do seu site já faz o Google AMP valer a pena.

Na próxima etapa, vamos mostrar como você pode conseguir adicionar esse valioso recurso no seu site WordPress. E você vai fazer isso usando plugins.

Como Instalar AMP WordPress Usando 2 Plugins

Para instalar e configurar AMP WordPress no seu site, você vai precisar da ajuda de plugins. Afinal, esse recurso não vem como padrão no CMS.

Método 1 – Usar o Plugin AMP

plugin amp

O AMP é uma ferramenta muito útil se você procurar por instalação e configuração simples e rápida.

Método 2 – Usar o Plugin AMP for WP

plugin amp for wp

O AMP for WP é uma ferramenta que dá ao usuário um pouco mais de controle sobre a aparência de um site AMP WordPress.

Ele também pode ser integrado com vários outros plugins para WordPress. Entre eles o WooCommerce, um plugin para você criar sua própria loja virtual.

Conclusão

O AMP WordPress é algo que você precisa considerar ter no seu site. Afinal, uma ferramenta de aceleração no carregamento de páginas deixa seus visitantes satisfeitos e pode aumentar o tráfego que seu projeto online recebe diariamente.

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter

Increva-se agora mesmos na nossa Newsletter e fique sempre por dentro das novidades e promoções que preparamos para você.

Precisando de Ajuda?

Ainda com dúvidas de como sobre como ter a Melhor Hospedagem de Sites do Brasil? Nossa equipe de especialistas está pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas. 

Atendimentos de 2ª a 6ª, das 8h às 19h.

Se preferir, ligue para nós. +55 11 3464.3833
Rolar para cima