Maneiras de Corrigir o Erro ERR_CONNECTION_REFUSED

É comum nos depararmos com alguns erros que impedem o acesso a determinados sites enquanto navegamos na internet. Um desses erros é o bastante comum “ERR_CONNECTION_REFUSED”, trata-se de uma falha na conexão entre o navegador do visitante e o site que ele está tentando acessar. Apesar da mensagem de erro não indicar sua causa, há diversos fatores que podem levar à rejeição da conexão, bem como há diversas formas de solucionar tal problema.

O Que É o Erro ERR_CONNECTION_REFUSED

Quando tentamos acessar um site, nosso navegador, seja Google Chrome, Firefox ou Edge, envia uma solicitação ao servidor web que hospeda aquele site. Se a conexão entre o dispositivo do visitante e o servidor do site estiver funcionando corretamente, a página será imediatamente aparecem na tela.

No entanto, essa conexão às vezes pode causar problemas e causar erros que impedem o acesso ao site. ERR_CONNECTION_REFUSED é um deles.

Receber esta mensagem de erro nos avisa que a conexão entre nosso navegador e o servidor foi recusada. Isso geralmente é um problema de login do usuário e os motivos podem variar entre cache, rede de internet, configurações do navegador etc. O erro raramente indica um problema do lado do servidor.

Portanto, na maioria dos casos, você mesmo pode corrigir o erro de conexão recusada do seu dispositivo.

Como a Mensagem Aparece em Diferentes Navegadores

Quando nossa solicitação de acesso a um site é negada, o navegador que estamos utilizando indica o problema de forma específica. Sendo assim, a mensagem de erro ERR_CONNECTION_REFUSED pode ser exibida de maneiras diferentes dependendo do navegador que você usa.

Google Chrome

No Google Chrome, o erro ERR_CONNECTION_REFUSED é acompanhado por uma mensagem de “this website can’t be reached” ou “esta página da web não está disponível”:

Erro ERR_CONNECTION_RE no Google Chrome

Mozilla Firefox

Já no Mozilla Firefox, a mensagem pode nem indicar o problema explicitamente, exibindo apenas o erro “Unable to connect” (não foi possível conectar):

Erro ERR_CONNECTION_RE no Mozilla Firefox

Microsoft Edge

Algo parecido acontece com o Microsoft Edge. Quando este navegador é utilizado e a tentativa de conexão a um site é recusada, a mensagem de erro exibida é: “Hmmm… can’t reach this page”, que indica que não foi possível acessar a página em questão.

Erro ERR_CONNECTION_RE no Microsoft Edge

Como Corrigir o ERR_CONNECTION_REFUSED

Apesar de sabermos que o Erro ERR_CONNECTION_REFUSED indica que a tentativa de conexão ao site foi negada, a mensagem do erro não costuma explicar sua causa. Por isso, é importante testar todas as possíveis soluções que apresentaremos abaixo até que o problema seja resolvido.

Essas formas de corrigir o problema são relativamente simples, e indicamos o passo a passo de como executar cada uma delas:

Reinicie seu Roteador

Uma das soluções mais comuns para problemas de conexão com a internet é o famoso “desliga e liga novamente”. Reiniciar o roteador pode parecer algo muito simples, mas esse processo pode sim resolver o ERR_CONNECTION_REFUSED.

Você deverá desligar seu roteador, retirando-o da tomada ou desconectando o cabo que o alimenta. Aguarde entre 30 segundos e 1 minuto para ligar o roteador novamente. Quando ele estiver reiniciado, tente acessar a página mais uma vez.

Limpe o Cache do seu Navegador

A limpeza de cache também é um processo bastante popular entre as soluções de erros de conexão. Muitos dados, como informações de login e cookies, são armazenados no cache do navegador para facilitar e acelerar o acesso aos sites que visitamos. Entretanto, podem aparecer problemas quando o cache está desatualizado.

Interrompa a Sincronização com a sua Conta da Google

Alguns usuários relataram que interromper a sincronização da sua conta Google no Chrome também resolve o erro. Portanto, é mais uma opção válida de solução para o problema de conexão recusada.

Para realizar esse processo, você deve abrir seu navegador do Google Chrome, acessar o endereço chrome://settings/people e clicar no botão de “desativar”.

Configurações da conta Google

Temporariamente desabilite o Firewall e o Antivírus 

Softwares de antivírus e programas de firewall protegem você e seu sistema de malwares e sites suspeitos. Eles fazem varreduras constantes em seu dispositivo, bloqueando páginas e aplicações maliciosas. Entretanto, podem causar problemas quando rejeitam sua tentativa de acesso a algum site seguro, levando ao erro ERR_CONNECTION_REFUSED.

Para saber se esse é o seu caso, basta desabilitar temporariamente estes programas de antivírus e firewall. Vale lembrar que esse processo só é indicado caso você tenha certeza que o site que está tentando acessar é realmente seguro, pois seu dispositivo estará vulnerável sem tais proteções.

Configurações de segurança do Windows

O Windows Defender Firewall é a proteção padrão do Windows, e você pode conferir aqui como desabilitar esse programa. Se você possui outros programas de antivírus, abra a aplicação e a desative momentaneamente.

Tente acessar o site novamente e, se o erro não for mais exibido, você saberá que o firewall é a causa do problema. Ainda assim, após concluir seu acesso ao site, não se esqueça de habilitar sua proteção antivírus novamente, para não correr riscos de navegação insegura. Caso esse comportamento se repita, você pode reavaliar as configurações do filtro do software em questão e considerar se vale a pena trocar de programa.

Limpe o seu Cache DNS (flush DNS)

Não é apenas nosso navegador que possui cache. Os sistemas operacionais também armazenam informações em cache. Portanto, uma possível solução para o erro de conexão recusada, é fazer a limpeza do cache DNS, processo também chamado de Flush DNS. 

Contate seu Provedor de Internet

Caso nenhuma das soluções apresentadas acima resolva seu erro, recomendamos que entre em contato com seu provedor de internet. Explique o erro e consulte as soluções oferecidas pela empresa, como a troca de DNS da sua rede ou a configuração dos filtros e firewall do próprio provedor.

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Rolar para cima