Dicas para Escrever um Bom Conteúdo para Site

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1. Planeje Cada Página de Conteúdo de Maneira Individual

Primeiramente, decida quantas páginas o site terá e comece a planejar cada uma de maneira individual.

Uma landing page geralmente tem três propósitos principais:

  • Cliques. Levam os visitantes para outra página.
  • Geração de leads. Obtém informações do visitante para propósitos de marketing.
  • Vendas. Convence os visitantes a fazer uma compra.

Escolha uma página na qual você vai escrever conteúdo, determine o seu propósito e use-a como uma espinha dorsal para a estrutura e o layout do conteúdo.

Fazer isso vai garantir que você se mantenha no caminho certo e produza conteúdo de qualidade e que servirá ao seu propósito.

2. Use as melhores práticas de SEO

O Que é SEO? Como Funciona e Como Fazer em 2021 🥇

Quando for escrever conteúdo para o seu site, não se esqueça de aplicar as boas práticas de SEO. Use o Google Analytics para encontrar as melhores palavras-chave para cada páginas e use-as como base para o seu conteúdo.

Inclua os metadados para cada página e otimize as URLs. Se você está usando alguma forma de conteúdo visual, otimize os tamanhos dos arquivos e inclua descrições alternativas. Não se esqueça de incluir ícones de redes sociais para encorajar os visitantes a compartilharem o site.

Todas essas práticas vão funcionar no sentido de aumentar o ranking do seu site em mecanismos de busca. Isso significa que o site vai aparecer no topo das páginas de resultado dos sites de pesquisa (SERPs) quando uma palavra-chave relevante for pesquisada.

O resultado disso é um aumento no tráfego orgânico e nas conversões. Em outras palavras, as pessoas que acessarem o site vão automaticamente confiar na sua empresa, já que o mecanismo de busca a sugeriu como uma fonte confiável.

3. Mantenha o Texto Claro e Conciso

Não tem problema nenhum manter um tom amigável e relaxado, mas não exagere enchendo o seu texto com palavras desnecessárias. Portanto, apenas inclua informações necessárias e que são importantes para os seus visitantes.

Mantenha-se fiel ao seu branding, mas tenha em mente que as pessoas querem encontrar as informações rapidamente. Fale de maneira clara o que a sua empresa oferece e por que os visitantes precisam do seu produto ou serviço. Mantenha as frases curtas e use uma voz ativa.

4, Benefícios Acima de Recursos

Você não precisa listar cada recurso que um produto tem para oferecer. Ninguém está interessado e nem tem tempo para ler cada pedaço de informação. Ao invés disso, conte para os seus clientes sobre os potenciais benefícios.

A melhor maneira para resumir os benefícios de um produto ou serviço é olhar para um recurso e fazer a pergunta “e daí?”, se colocando no lugar de um cliente.

Por exemplo, vamos dizer que você venda guarda-chuvas e eles vêm com uma estrutura reforçada.

E daí? E daí que os seus clientes não precisam se preocupar que o guarda-chuva vai se quebrar com facilidade.

E daí? E daí que eles podem estar nas tempestades mais violentas que não precisarão ter medo de ficarem encharcados.

Passe por cada recurso que o produto possui e identifique os benefícios reais. Então simplesmente apresente-os para o seu mercado-alvo e veja as vendas crescerem.

5. Estruture Bem o seu Texto

Mesmo que você liste os benefícios mais claros e escreva o texto mais atrativo, as pessoas não vão ficar no seu site se o conteúdo for difícil de ler.

Primeiramente, divida o conteúdo em seções. Use os cabeçalhos e entretítulos para deixar que os leitores escaneiem as páginas com facilidade.

Não tenha medo de usar bastante espaço branco no meio do texto, já que eles são mais efetivos do que um grande parágrafo em bloco.

Se você quer listar algo específico, use tópicos em lista. Eles são muito mais fáceis de compreender e são mais rápidos de ler.

Finalmente, procure incluir a informação mais crucial no topo. Nem todo mundo chega até o final da página, então a probabilidade de conversão será maior se você começar com a informação mais importante desde o começo.

6. Use Conteúdo Visual

Outra ótima maneira de quebrar o texto é usar conteúdo visual — incluindo imagens, vídeos ou até infográficos relevantes.

Um estudo mostra que as pessoas têm 80% mais de chances de ler um conteúdo se ele incluir imagens coloridas. Use essa informação para a sua vantagem e preencha o site com conteúdo visual que complementa o texto.

Contudo, não se esqueça otimizar suas imagens.

7. Peça para Alguém Revisar

A partir daí, o conteúdo estará finalizado, com o upload feito para o site e com os problemas de design resolvidos. Então chegou a hora de mostrá-lo para outra pessoa. Por mais que você queira revisar seu próprio trabalho, ter um par de olhos diferente vai ajudar a ver outros problemas.

Compartilhe o seu texto com amigos, pares ou membros da família. Peça feedback e aplique as mudanças necessárias. Fazer isso vai garantir que você não vai deixar nenhum erro gramatical e nem de digitação. E também vai fazer com que a intenção e o propósito do seu conteúdo fiquem claros.

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