WordPress é, de longe, o CMS (Content Management System) mais popular do mundo por uma boa razão. Entretanto, pode ser que você não goste da interface dele ou, talvez, de constantemente ficar instalando plugins para ter recursos extras.

Chega uma hora que você começa a considerar a possibilidade de usar alternativas ao WordPress. A boa notícia é que existe sim uma variedade de alternativas de qualidade ao WordPress disponíveis para usar.

Neste artigo, vamos explorar 15 das melhores plataformas alternativas ao WordPress que você pode usar. Vamos discutir suas forças, explorar os tipos de sites em que eles mais se encaixam e analisar as opções de preço.

No final do conteúdo, você estará armado com o conhecimento de você precisa para fazer a escolha certa para seu site ou projeto de desenvolvimento. Vamos lá!

Joomla!

o joomla! é uma das alternativas ao wordpress

O Joomla! é um premiado CMS de código aberto. Ele tem uma interface extremamente flexível, um sistema intuitivo de criação de menus e ferramentas de otimização de mecanismos de busca (SEO). Você também pode ampliar a funcionalidade do seu site Joomla com muitas extensões, que funcionam de forma semelhante aos plugins do WordPress.

O Joomla! é uma das alternativas ao WordPress mais populares. E é fácil perceber o porquê. A plataforma oferece um grande controle sobre fluxos de trabalho em conteúdos e templates de layouts. Assim, você pode escolher a aparência do ideal do seu site Joomla, assim como faz com os temas WordPress. Outro recurso popular do Joomla é sua Lista de Controle de Acesso (LCA), que torna a administração do site e a concessão de acesso ao colaborador um processo bem fácil.

Preço

O Joomla! é completamente gratuito. Mas pode ser que você precise comprar algumas extensões premium para melhorar os recursos dele.

Resumo

O Joomla! é ideal se você quer construir um site complexo e escalável sem precisa entender de programação. A plataforma tem uma leve vantagem sobre o WordPress no quesito administração de grupos e desenvolvimento. Por exemplo, ele até mesmo tem um aplicativo de mensagens instantâneas para projetos colaborativos. 

2. Ghost

o ghost é uma das alternativas ao wordpress

O Ghost é outro CMS popular de código aberto, voltado mais para a criação de blogs estilosos ou publicações on-line (em oposição a sites complexos). Ele vem com recursos versáteis de personalização de layouts de página, agendamento de postagens, inclusão de códigos de análise de dados e muito mais. A interface também é bastante simplificada. O Ghost também facilita a otimização e a produção de conteúdo em vários canais de distribuição.

Outra grande característica do Ghost é que ele é extremamente amigável aos desenvolvedores. Além de permitir que você desfrute do controle total de integração e do desenvolvimento de temas da API, o Ghost possui um sistema de backup automático de conteúdo. Isso para que você não precise se preocupar com o desaparecimento de conteúdos em caso de falta de energia ou falha do servidor.

Preço

O Ghost possui uma variedade de planos de uso. O plano mais básico é o Personal, que inclui um blog por US$ 19. Já o plano mais robusto é o Business, que suporta até 50 sites por US$ 199.

Resumo

Se você valoriza poder e uma interface minimalista no mesmo pacote, o Ghost é uma das alternativas ao WordPress a se considerar. Ele também conta com um robusto sistema de compatibilidade com plugins, o que melhora muito as funcionalidades de produção e publicação de conteúdos. Fora isso, ele ainda é amigável a SEO, algo que você precisa avaliar para aparecer bem ranqueado nos mecanismos de busca.

3. Textpattern

o textpattern é uma das alternativas ao wordpress

Apesar de estar entre as mais leves alternativas ao WordPress, o Textpattern ainda é uma opção bem sólida. Construído usando uma linguagem de modelo simples, mas robusta e baseada em tags, o ele oferece uma grande variedade de maneiras de estruturar o seu conteúdo. A interface é amigável ao iniciante e a plataforma tem ótimo suporte a guias e tutoriais de ajuda.

Assim como o WordPress, o Textpattern pode ter seus recursos expandidos com o uso de plugins, que são atualizados regularmente pelos colaboradores. Há também uma variedade de temas front-end e back-end disponíveis para usar. E todos eles podem ser facilmente ajustados para atender às necessidades do seu site.

Preço

Apesar de ser uma das alternativas ao WordPres mais poderosas, com excelente suporte e bastante versátil, o Textpatter é totalmente grátis.  

Resumo

O Textpatter é uma ótima opção a se considerar se você se encaixa em dois perfis. A primeira delas é se você é um desenvolvedor buscando por uma plataforma compatível com programação HTML ou CSS. A segunda é se você quer montar um blog em uma interface simples e intuitiva.

4. Tiki Wiki

o tiki wiki é uma das alternativas ao wordpress de cms

Ao contrário de muitas outras alternativas ao WordPress, o Tiki Wiki se concentra menos em extensões de terceiros e mais em um conjunto de recursos principais. Devido a esse foco em um framework poderoso e fácil de atualizar, o Tiki Wiki é perfeito para projetos colaborativos ou sites com fortes recursos redes sociais.

O Tiki Wiki é fácil de instalar, recheado com guias de ajuda e tem suporte de uma das maiores equipes de código aberto do mundo. A plataforma também é bastante segura e é construída com o MySQL e o Bootstrap, duas das tecnologias mais confiáveis. Esses recursos fazem do Tiki Wiki uma escolha sólida para qualquer desenvolvedor.

Preço

O Tiki Wiki é uma das alternativas ao WordPress gratuitas mais confiáveis que existem.

Resumo

Se você está buscando por uma plataforma de CMS fácil de administrar para um projeto colaborativo, o Tiki Wiki pode servir muito bem a você. Ainda que ele não ofereça tantas opções de personalização de aparência quanto o WordPress, ele elimina a possibilidade de problemas de incompatibilidade com plugins.

5. WebsiteBaker

o websitebaker é uma das alternativas ao wordpress

O WebsiteBaker é uma ótima solução de CMS para desenvolvedores e designers. Sua interface simples facilita a criação de modelos de layout personalizados usando XHTML, CSS e jQuery. Há também um editor integrado do tipo “O que você vê é o que tem”, ajudando você a ver imediatamente como suas alterações de programação serão exibidas no seu site.

As funcionalidades do WebsiteBaker podem ser estendidas através de módulos de download. Existem módulos para adicionar galerias de imagens, formulários de inscrição, calendários de eventos e mais. Você ainda tem a opção de editar os módulos dos quais faz o download, usando diversas ferramentas de administração. Fora isso, o WebsiteBaker oferece vários templates para download para estilizar seu site.

Preço

AInda que o WebsiteBaker esteja entre uma das alternativas ao WordPress gratuitas, existe a opção dos usuários fazem uma doação enquanto usam o CMS.

Resumo

Ainda que não tenha tantos recursos quanto o WordPress, a plataforma leva uma leve vantagem em termos de velocidade. Além disso, ele possui o sistema “gotículas”, um método para adicionar códigos PHP em qualquer área do seu site. Esse recurso traz mais flexibilidade de uso que o próprio WordPress.

6. Jekyll

o jekyll é uma das alternativas ao wordpress

O que distingue o Jekyll como uma das alternativas ao WordPress mais viáveis é a sua simplicidade. Ele troca a necessidade ou plugins, temas e gerenciamento de banco de dados por uma interface básica bem estruturada. Entretanto, se você não curte muito programar excessivamente, então pode ser que o Jekyll não seja a opção que você procura.

O Jekyll é gerador estático de sites estático. Ele permite que você crie conteúdos usando arquivos de texto que podem ser inseridos em pastas. Assim que os arquivos forem criados, o Jeyll permite que você construa a moldura do seu site usando a linguagem de template Liquid. O Jekyll costura o seu conteúdo com a moldura, criando um site estático que pode ser rapidamente feito upload em todos os tipos de servidores.

Preço

O Jekyll é uma das alternativas ao WordPress que é gratuita.

Resumo

O Jekyll é ideal para criar um site rápido, seguro e escalável sem precisar perder tempo com extensões e serviços terceiros. Entretanto, ele não é tão intuitivo quanto outras alternativas ao WordPress disponíveis.

7. CMS Made Simple

o cms made simple é uma das alternativas ao wordpress

Versátil, este CMS é uma das alternativas do WordPress. Ele oferece muita liberdade de design, juntamente com uma estrutura de framework bastante extensível. Construído com o sistema de templates Smarty, o CMS Made Simple também é extremamente amigável aos desenvolvedores. Ele facilita a criação de módulos personalizados para praticamente qualquer tipo de site.

Além de ter uma interface simples de arrastar e soltar, o CMS Made Simple torna a divisão e a administração de tarefas um processo bastante simples. Essa plataforma se diferencia significativamente do WordPress, pois seus modelos de banco de dados permitem aos desenvolvedores um maior controle sobre a aparência dos layouts de um site (e sem a necessidade de plugins).

Preço

O CMS Made Simple é uma plataforma gratuita.

Resumo

Se você está procurando por um CMS expansível e flexível, ele deve entrar na sua lista de preferências. Ele oferece muitas das mesmas vantagens do WordPress, além de várias ferramentas que os desenvolvedores podem usar à vontade.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Posts Relacionados: