Começar por uma estratégia de SEO com conteúdo ou investir em Inbound Marketing? Criar um site em um CMS, como o WordPress, ou contratar um serviço de hospedagem de sites e começar um site totalmente do zero?
São nesses tipos de dúvidas que os empreendedores costumam esbarrar quando estão começando seu próprio negócio. Muitos não têm muito dinheiro para investir em publicidade até o site começar a gerar alguma receita.
Mas existem alguns investimento que são premissa para trilhar um caminho do sucesso para um negócio online. E contratar um serviço de hospedagem de site está entre eles.
Otimização de conversão 1 – Tempo de carregamento do seu site
Você se lembra da última vez em que comprou algum produto ou serviço pela internet? Provavelmente você pesquisou o produto no Google ou, então, quis saber mais sobre o problema que enfrentava e acabou encontrando o site que oferecia a solução perfeita, certo?
Assim como você, a maioria dos consumidores fazem a mesma coisa quando estão a procura de um produto ou serviço que solucione um problema. Estamos especificando o Google pois 95% dos brasileiros realizam pesquisas por esse motor de buscas. Ele é, de fato, o mais usado no mundo.
Mas como uma hospedagem de site me deixa à frente da concorrência? E ainda afeta no CRO (otimização de conversão) do seu site?
Entre vários aspectos, existem dois fatores específicos de ranqueamento do Google para colocar sites nas primeiras posições dos resultados. São eles: o tempo de carregamento e a taxa de rejeição de quem os acessa.
Com um serviço de hospedagem, você garante uma velocidade maior, já que estará pagando por uma parte decada de um servidor.
Em um pacote de hospedagem, você pode ainda optar por um plano que inclua uma CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo, do inglês), otimizando ainda mais o desempenho de carregamento do seu site e blog.
Isso ajudará a melhorar o tempo de carregamento e, consequentemente, a taxa de rejeição, já que os usuários vão conseguir visualizar seu conteúdo mais rapidamente e não vão desistir do seu site logo de cara. O benefício é para ambas as partes.
Um estudo mostra que os 3 primeiros resultados orgânicos do Google possuem 60% de todos os cliques quando alguém realiza uma busca. Ou seja, se você busca como fazer otimização de conversão na sua página, a contratação de uma hospedagem é um dos primeiros passos.
Otimização de conversão 2 – Segurança com certificado SSL
Antes de entrar no seu site, nos navegadores mais comuns, o usuário consegue identificar se uma página é segura ou não. No pior dos casos, o navegador do usuário cria uma mensagem bloqueando o acesso ao site por falta de segurança.
Já imaginou fazer um enorme esforço de marketing e, quando o cliente entrar no seu site, aparecer uma mensagem de que a página não é segura? Esse tipo de recepção pode definitivamente minar a confiabilidade do visitante e levá-lo para qualquer outro negócio online em poucos segundos.
Existem diversas formas de melhorar a segurança do um site. E o mais comum deles, também o mais conhecido por empreendedores e usuários, é o certificado SSL. O Secure Socket Layer (SSL) foi criado para adicionar mais segurança na comunicação entre usuário, servidor e site.
De uma maneira prática, o SSL é para impedir que terceiros possam ter acesso a informações confidenciais. Por exemplo, nome completo usuário, endereço, número do cartão de crédito ou senhas.
Assim como os navegadores mostram que um site é inseguro, eles também indicam que o site é seguro e tem o certificado SSL. E, para o usuário, é um incentivo a mais continuar acessando tal domínio e, possivelmente, comprar algo nele.
Em outras palavras, é um dos principais fatores para alcançar ótimas taxas de conversão. Além disso, o Google considera que o HTTPS como fator de ranqueamento. Ou seja, para estar na frente da concorrência nas pesquisas orgânicas, você também precisa ter a segurança como um diferencial.
Vamos ver um exemplo de como reconhecer um domínio com certificado SSL? Observe a barra de endereço abaixo em um navegador. O HTTPS antes do endereço do site ou então o símbolo de um cadeado indicam o que o site possui um certificado SSL.
Mas como ter um certificado SSL?
O certificado SSL costuma ser oferecido por qualquer empresa de hospedagem como um serviço adicional ao plano contratado pelo usuário. Entretanto, existem alguns planos mais robustos que já oferecem o certificado SSL embarcado.
Essa última é uma ótima opção para quem não tem conhecimentos de tecnologia da informação e quer garantir um site seguro em poucos passos. Basta entrar no seu painel de controle, instalar o aplicativo correspondente e ativar a segurança do seu domínio.
Otimização de conversão 3 – Experiência do Usuário (UX)
Contratar um serviço de qualidade de hospedagem de sites também pode fazer a diferença na experiência do usuário. Você quer que seu cliente tenha maior comodidade, segurança e rapidez na hora de acessar e gastar dinheiro no seu negócio online.
Mas existem outras características que garantem que a experiência de navegação e compra pela sua página seja mais eficiente e recompensadora para o usuário. Lembrando, é claro, que tudo está focado na otimização de conversão.
Evitar propagandas indesejadas
Quem é que não se incomoda com propagandas invasivas na internet? Quando se usa uma hospedagem gratuita, os espaços de publicidades de um site são minados com anúncios. Muitas vezes, inclusive, eles nem estão relacionados com o negócio em questão.
Além de atrapalhar o design do site com essas distrações, essas propagandas podem denunciar uma falta de profissionalismo do seu negócio. Ao contratar um serviço de hospedagem de sites, sua empresa terá o espaço da página todo livre. Não haverá publicidade indesejada que atrapalhe a experiência do usuário e as otimizações de conversão (CRO).
Geração de Lead
Leads são aqueles contatos que você quer atrair para gerar vendas e lucro para seu negócio online. Esse é o propósito de investir em otimização de conversão. Mas é preciso levar em conta outras questões nesse contexto.
Serviços gratuitos de hospedagem de sites geralmente têm um limite muito pequeno de armazenamento de dados. Para uma estratégia de marketing de conteúdo focada em aquisição de leads, seu negócio precisará de um blog com uma produção periódica de textos e mídias.
Por conta disso, é bastante provável que o limite de dados seja atingido muito rapidamente, travando a sua estratégia e a geração de leads. Você estará encurralado e não conseguirá colocar seus conteúdos online e nem conquistar relevância e autoridade na internet.
Por isso, ao contratar um serviço de hospedagem, foque em planos com funções e recursos mais robustos. Contratando um serviço qualidade, você consegue optar por mais armazenamento e até mesmo espaço ilimitado. Neles, virão outros benefícios como servidores dedicados, banco de dados ilimitados, backups diários e até SSL grátis.
Profissionalismo
Em geral, as hospedagens gratuitas não possibilitam que você tenha um domínio próprio. Com isso, seu site acaba ficando dependente de um domínio já existente: ele será um subdomínio da hospedagem gratuita.
Para exemplificar, com o uso de uma hospedagem gratuita, o endereço do seu site ficaria assim:
- www.nomedahospedagemgratuita.com/nomedoseusite
- www.nomedoseusite.hospedagemgratuita.com
Essa situação, além de mostrar certa falta de profissionalismo, atrapalha no posicionamento do seu site nos motores de busca (lembra do Google?). Isso porque, na verdade, seu site está dentro de uma dessas ferramentas que oferecem sites gratuitos.
Vai ser o site desses serviços que o Google vai considerar como o autor de todo o conteúdo do seu site. E, convenhamos, não é isso o que você quer para seu negócio online, certo?
Conclusão
Entendeu por que você precisa de um serviço de qualidade de hospedagem de sites para melhorar a otimização de conversão do seu negócio online?
Para encontrar o plano de hospedagem mais adequado, certifique-se de saber exatamente o que é oferecido. E se esses benefícios são necessários para o tamanho do seu negócio ou se um plano menor já atende aos requisitos que você precisa.