Quais Recursos Você Deve Procurar Numa Plataforma de Ecommerce?
Ter um ecommerce é uma ótima maneira de ganhar dinheiro online. Com ele, você pode criar sua própria loja virtual e começar a vender produtos e serviços pela internet. Não importa se você vende assinaturas, produtos físicos ou até mesmo itens virtuais. Tudo faz parte do processo de compra e venda em um ecommerce.
Qualquer plataforma de ecommerce de respeito inclui uma opção de gerenciamentos de inventários, processamento de pagamentos e provê relatórios de vendas. Porém, isso é só a parte básica quando se fala de ecommerce. Abaixo estão algumas outras funcionalidades que você precisa se atentar em ter quando estiver procurando uma dentre as melhores plataformas de ecommerce para sua loja virtual.
- A habilidade de definir categorias de produtos. Se você está vendendo mais de um tipo de item, você precisa deixar tudo organizado. Especialmente útil para lojas de roupas.
- Opções de personalização de produtos por página. É interessante que você possa criar páginas de produtos para cada produto que estiver vendendo, contendo informações detalhadas. Ela também precisa ser visualmente atraente.
- Funcionalidade de promoções e descontos. Os clientes simplesmente adoram promoções e elas são uma ótima maneira de fazer seu negócio bombar.
- Suporte a vários tipos de processamentos de pagamentos. Muitas pessoas gostam de usar seu método de pagamento de preferência. Então, oferece várias opções é uma excelente ideia para conseguir agradar todos os seus clientes.
- Informações de análises. Quanto mais você sabe e conhece seus clientes, mais você consegue otimizar sua loja e aumentar as conversões.
Atualmente, é muito mais fácil criar uma loja virtual, mas isso não significa que todas as plataformas de ecommerce sejam iguais. Por exemplo, a melhor plataforma de ecommerce para startups pode não ser ideal para uma operação mais individual.
Com isso em mente, é importante que você pesquise bem para encontrar uma ferramenta entre as melhores plataformas de ecommerce. Algo que vamos ajudá-lo com as 10 opções listadas abaixo. Estude as principais características de cada uma delas e faça a sua escolha.
Comparativo das 10 Melhores Plataformas de Ecommerce
Temos muito conteúdos para mostrar de agora em diante. As opções são muitas, cada uma com seus pontos positivos e negativos. Nessa seção, vamos ajudar você a se decidir por uma entre as melhores plataformas de ecommerce baseando-se sempre nas funcionalidades que você vai precisar.
Além disso, saiba que todas essas plataformas de ecommerce precisam de uma hospedagem de site. Então, você precisa procurar por uma provedora de hospedagem para fazer seu negócio online dar certo. A boa notícia é que com uma hospedagem barata você já consegue dar o ponta-pé inicial no seu projeto online.
1. Zyro
O Zyro permite que você crie uma loja virtual a partir de R$ 9,61 por mês – e você ainda recebe um domínio grátis por um ano se assinar o plano Premium ou superior.
Ele tem um construtor de páginas fácil de usar, que oferece tudo o que você precisa para criar o seu site. Com isso, você pode colocar o seu site no ar sem esforços.
Caso você enfrente algum problema, pode contar com um suporte ao cliente 24/7. São dezenas de templates para escolher, incluindo uma seção inteira destinada a lojas virtuais.
Prós
- Criador de sites simples e fácil de usar;
- Equipe de suporte 24/7;
- Dezenas de templates disponíveis para seu site;
- Garantia de reembolso em até 30 dias.
Contras
- Plano básico parte de R$ 9,61/mês
2. WooCommerce
Diferentemente do restante dos outros itens listados nesse artigo, o WooCommerce não é uma plataforma de ecommerce independente. Ele é um plugin que roda, na verdade, no WordPress, o CMS mais popular do mundo.
O WooCommerce faz um trabalho fantástico em adicionar um sistema de ecommerce à plataforma. É um das nossas opções favoritas porque o painel de controle do WordPress é intuitivo o suficiente para iniciantes começarem sua loja virtual imediatamente. Junte a isso às facilidades de uso do ecommerce e você terá uma escolha certeira nas mãos.
O WooCommerce lida facilmente com todos os recursos básicos, de publicar itens para venda até os processamentos de pagamentos. Além disso, você pode melhorar a funcionalidade do plugin usando extensões dedicadas. E existem centenas delas. Com uma delas, por exemplo, você pode integrar praticamente qualquer sistema de pagamento disponível em todas as outras plataformas.
Prós
- Usa o CMS WordPress para criar a sua loja virtual;
- Personaliza sua loja com extensões dedicadas de WooCommerce e temas.
- Tem o suporte da gigantesca comunidade do WordPress
Contras
- Adicionar uma funcionalidade avançada geralmente exige várias extensões.
Se você está procurando um jeito de colocar a sua loja online no ar, é bem difícil de não escolher o WooCommerce. Ele é muito fácil de usar. Entretanto, conseguir escalar a sua plataforma e fazê-la crescer pode ser necessário várias extensões. E você vai ter que trabalhar com elas.
2. PrestaShop
Diferente do WooCommerce, o PrestaShop é uma plataforma de ecommerce dedicada. Isso quer dizer que você pode criar uma loja online que, além de bem estruturada e com um visual bastante moderno, o tempo que você vai levar para fazer isso será mínimo. Ou seja, você terá sucesso nesse processo.
Além de ser bem fácil de usar, o PrestaShop entrega uma quantidade absurda de funções. Por exemplo, ele inclui um sistema de gerenciamento avançado de produtos, múltiplas opções de pagamento, checkouts personalizados e mais. Ele até mesmo permite que você verifique e controle a cobrança de taxas.
Além de ter todos esses recursos integrados, você também pode melhorar o uso da plataforma usando plugins e temas. Só que, se você quiser, não precisará nenhum extra. Isso porque, pela nossa experiência, a plataforma já tem tudo o que você precisa para montar uma loja virtual nas funções mais básicas. Ela até mesmo tem um sistema de analytics e suporte ao cliente em precisar de módulos adicionais.
Prós
- Configurações avançadas de gerenciamento de produtos.
- Várias opções de processamento de pagamento.
- Personalize sua experiência de finalização de compra.
- Use o Analytics para aprender sobre o comportamento do seu cliente.
- Cuide do processo de suporte dentro da própria plataforma.
- Fique por dentro dos impostos do seu produto.
Contras
- Conta com uma curva de aprendizado para sacar todas as diversas funcionalidades.
Como você pode ter percebido, somos grandes fãs do PrestaShop. Nós até somos capazes dizer que ela é a melhor plataforma de ecommerce se você não estiver usando o WordPress. Elas oferecem duas experiências bem diferentes, então é interessante testar as duas para ver qual você prefere.
3. Magento
O Magento é outro nome popular quando falamos de melhores plataformas de ecommerce. E, ao contrário das outras duas que mostramos acima, o Magento é mais voltado a empresas de porte muito grande.
Quando se trata de flexibilidade, o Magento leva grande vantagem sobre as demais plataformas. Ela é uma ferramenta poderosa que permite você criar tanto pequenos quanto grandes negócios online. O desafio aqui é que você vai precisar de conhecimentos e experiência em programação para usá-la a todo vapor.
A plataforma não chega a ser a mais amigável em termos de usabilidade para o usuário. Ainda assim, ela se destaca pela riqueza de funcionalidades. Por exemplo, ela foi pensada para SEO (Search Engine Optimization), é altamente segura e também permite usar muitos temas e plugins a gosto.
Prós
- Plataforma incrivelmente escalável, o que é perfeito para grandes lojas onlines.
- Construída com SEO e segurança em mente.
- Suporte a múltiplas moedas e taxas de impostos.
- Integrada com qualquer todos os tipos de processamentos de pagamento que você quiser.
Contras
- A plataforma tem uma curva de aprendizado íngreme.
- Pode ser difícil de usar se você não tem experiência com programação.
Na nossa opinião, o Magento é a melhor plataforma de ecommerce para startups. E, junto com uma hospedagem Magento, ela oferece muita flexibilidade, todas as funcionalidades de ecommerce que você precisa e é perfeita para empresas que têm programadores na sua equipe. Porém, ela não é uma opção muito boa para iniciantes ou se você estiver querendo uma loja mais simples.
4. OpenCart
A melhor forma de descrever o OpenCart é que ele é um intermediário entre o WooCommerce e o PrestaShop em termos de poder. Ele oferece muito mais funções de ecommerce do que o primeiro, mas ele fica um pouco atrás em todo o restante em relação ao segundo.
O OpenCart brilha de verdade é no seu painel de controle. Ele é intuitivo, tem um visual moderno e fornece toda a informação que você precisa para ter o máximo de desempenho na sua loja online.
Fora isso, personalizar o OpenCart é fácil devido ao seu sistema de módulos. Não chega a ser tão intuitivo quanto os construtores de páginas mais modernos. Mas ainda é fácil de se familiarizar com as suas funções e opções mesmo que você nunca tenha criado uma loja virtual antes.
Prós
- Muito fácil de usar em comparação com outras plataformas como PrestaShop e Magento.
- Funções de SEO integradas.
- Tem suporte a temas e extensões.
Contras
- Não oferece muitas funções integradas quanto outras plataformas.
- Muitos dos temas do OpenCart parecem um pouco desatualizados.
O OpenCart é uma excelente opção se você quer uma plataforma fácil de usar e que simplifica o processo de criação de páginas. Ela até pode não ter muitos recursos quanto outras plataformas de ecommerce, mas os que tem são mais do que suficientes para você lançar sua loja online.
5. AbanteCart
O AbanteCart é uma plataforma de ecommerce menos conhecida e que oferece muitas funções sensacionais. Ela não é a mais acessível quando falamos de interfaces, mas é uma ótima escolha para um usuário mais iniciante. Ou alguém que esteja abrindo uma loja online pela primeira vez.
Um dos nossos aspectos favoritos do AbanteCart é o fato de ser bem fácil de adicionar novos produtos a sua loja usando o painel de controle dele. É um processo de dois passos que leva apenas alguns minutos. E a plataforma ainda fornece dicas e instruções para ajudar você em cada etapa pelo caminho.
Essa plataforma de código aberto também tem suporte a temas e extensões. Sua coleção não chega a ser tão grande, mas as opções disponíveis são decentes, mesmo que a plataforma poderia se beneficiar mais caso houvessem mais opções.
Prós
- Crie uma loja online rapidamente graças a um painel de controle intuitivo.
- Adicione novos produtos em questão de minutos.
- Funções de SEO integradas.
- Tem a suporte a plugins e temas.
Contras
- Comunidade relativamente pequena.
- O número de temas e plugins é um pouco limitado.
Se você quer uma plataforma de ecommerce fácil de usar, o AbanteCart é uma excelente opção. Tirando a sua pequena variedade de temas, você tem opções decentes para escolher e que ainda parecem modernas para uma loja online atual.