Squarespace vs WordPress: Uma Perspetiva Rápida
Antes de investigar mais profundamente o Squarespace vs WordPress, queremos dar-lhe uma perspetiva rápida da abordagem de cada ferramenta para construir um website. Essa perspetiva ajudará a enquadrar a discussão para caraterísticas mais específicas. Essa ideia é um pouco simplista – mas normalmente cada plataforma está tentando equilibrar duas forças opostas:
- Facilidade de utilização e acessibilidade para principiantes
- A flexibilidade para personalizar sites e adicionar funcionalidades
Apesar de o WordPress ainda ser fácil de usar em comparação com muitos outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, ele sacrifica alguma facilidade para iniciantes, a fim de oferecer um grau significativamente maior de controle sobre o aspeto e as funções do seu site. Por outro lado, o Squarespace tenta tornar as coisas o mais fáceis e simples possível… sacrificando flexibilidade.
Existem outras diferenças filosóficas – como a diferença entre open source (WordPress) e closed source (Squarespace). Mas, para a maioria dos usuários normais, a dinâmica entre facilidade de uso e flexibilidade é a mais importante. Vamos analisar abaixo alguns exemplos específicos dessa diferença.
Quão Fácil É Construir em Cada Plataforma?
Se quer a forma mais simples de construir um site básico – o Squarespace é o vencedor. O Squarespace pode não ser tão flexível (mais sobre isso daqui a pouco!), mas ninguém pode negar que torna a criação de um site básico tão simples quanto possível. Contudo, o WordPress ainda facilita a construção de um site. Não é tão fácil como o Squarespace.
Squarespace
Com o Squarespace, não precisa de se preocupar em se cadastrar para hospedar ou comprar um nome de domínio. Em vez disso, basta registrar uma conta Squarespace. Então, numa questão de segundos, você já terá opção de escolher um modelo para a aparência do seu site:
Assim que responder a algumas perguntas mais simples, já fica com um site de trabalho – tudo o que precisa fazer é personalizar o texto e as imagens (mais sobre isso daqui a pouco!):
Todo o processo pode demorar literalmente um minuto.
WordPress
Ao contrário do Squarespace, terá de se registrar para o seu próprio alojamento web e comprar um domínio para começar a usar o WordPress. Então, assim que tem a hospedagem, precisará instalar o software WordPress antes de continuar. Apesar de soar intimidador, a maioria dos hosts hoje em dia permitem que você instale o WordPress com um único clique. Alguns, como a Kinsta, vêm mesmo com o WordPress pré-instalado.
Por isso, apesar de haver aqui um passo adicional – é algo que os principiantes podem certamente lidar, e que apenas estende o processo de criação em 5-10 minutos. Depois de instalar o WordPress, você fica com um site de trabalho básico. À semelhança do Squarespace, pode alterar a aparência do seu site instalando um tema WordPress (aproximadamente equivalente aos modelos Squarespace).
Dependendo de onde encontrar o seu tema, esse processo pode ser um pouco mais envolvente do que escolher um modelo Squarespace. Mas, mais uma vez, a maioria dos principiantes não terá problemas com isso. Confira esses 7 temas populares WooCommerce para começar a trabalhar.
Qual o Nível de Controle Que Você Tem Sobre a Funcionalidade do seu Website?
Com sua vasta biblioteca de plugins e temas de terceiros, o WordPress é o claro vencedor quando se trata da dimensão do controle e funcionalidade. O WordPress tem dezenas de milhares de plugins que adicionam funcionalidade, mas com o Squarespace você está bastante limitado ao pequeno conjunto de integrações que o Squarespace suporta.
Squarespace
Com o Squarespace, fará suas alterações em uma única interface. Nessa interface, você pode:
- Alterar conteúdo
- Personalizar o design
- Adicionar CSS personalizado
- Configurar dados de análise
- Escolher os botões de partilha social a exibir
- Controlar as configurações básicas de SEO para a sua página
Pode até mesmo criar seus próprios designs usando uma interface arrastar-e-soltar baseada em blocos de conteúdo:
Com o Squarespace, você continua tendo mais controle do que muitos fãs do WordPress afirmam…
Mas, com isso dito, você ainda não chega nem perto do controle do WordPress. Isso porque o Squarespace não tem um ingrediente-chave – plugins de terceiros.
WordPress
Para alterações no seu site, o WordPress tem tudo o que o Squarespace tem… mais um monte. Ou seja, o WordPress tem dezenas de milhares de plugins que pode adicionar ao seu site para melhorar a funcionalidade.
Por exemplo, vamos partir do princípio que você adora como o designer de páginas da Squarespace permite criar designs com a opção arrastar-e-soltar. Para ter a mesma funcionalidade no WordPress, basta instalar um dos muitos plugins de construtor de páginas:
Quer adicionar botões de partilha social? Instale um plugin. Precisa de ajuda para gerenciar anúncios? Fácil – instale um plugin. Tendo em conta enorme dimensão da comunidade WordPress, pode encontrar um plugin para praticamente tudo… o que significa que pode adicionar basicamente qualquer funcionalidade ao seu site.
Uma vez mais – o contrabalanço para essa flexibilidade adicionada é que as coisas não são tão amigáveis assim para iniciantes. Em vez de ter tudo em uma única interface, você necessitará de plugins para muitos dos recursos que pretende acrescentar. Mas, para a maioria, esse contrabalanço vale totalmente a pena pelo enorme ganho em funcionalidade e flexibilidade.
De Que Forma Cada Plataforma Lida com o eCommerce?
Apesar de o eCommerce não ser uma opção para todos, se está planejando vender produtos através do seu site, terá muito mais flexibilidade se optar pelo WordPress.
Squarespace
O Squarespace apoia o eCommerce. Mas é muito limitado em comparação com o WordPress. Além das funções gerais do eCommerce, um ponto a favor do Squarespace é que ele inclui emails de recuperação de carrinho embutidos. Isso é algo que pode certamente obter com sua loja eCommerce no WordPress – mas exige um plugin de terceiros.
Mas, apesar dessa vantagem, ainda está limitado quando se trata do Squarespace e Commerce. Primeiro, pode escolher entre três métodos de pagamento:
- Stripe
- PayPal
- Apple Pay
Em comparação com os métodos de pagamento do WordPress, essa é uma pequena lista. Em segundo lugar, perderá novamente o enorme ecossistema de plugins WordPress. Existem milhentos plugins focados para eCommerce, então perderá muita funcionalidade.
E, por fim, existe uma enorme desvantagem nisso, a menos que atualize para os planos eCommerce mais caros (no mínimo $30 por mês), o Squarespace cobra uma taxa de transação de 2-3% sobre as taxas de processamento de cartão de crédito. Então, se quiser executar uma loja eCommerce no Squarespace e evitar taxas de transação, gastará $312 por ano no mínimo.
WordPress
Existem muitos plugins diferentes que podem transformar o WordPress em uma loja de eCommerce totalmente funcional. Dois dos mais conhecidos são:
Quer saber como aumentamos nosso tráfego em mais de 1000%?
Junte-se a mais de 20.000 outros que recebem nossa newsletter semanal com dicas privilegiadas do WordPress!
- WooCommerce – para produtos físicos (apesar de também poder usá-lo para vender produtos virtuais).
- Easy Digital Downloads – focado em ajudá-lo a vender produtos digitais.
Além dos plugins básicos eCommerce, pode adicionar muitos plugins para acrescentar funcionalidade à sua loja. E nunca pagará qualquer taxa de transação (além do que seu processador de pagamento cobra). Além disso, pode até mesmo encontrar plugins para criar funcionalidades mais avançadas como uma rede de afiliados para sua loja.