O Que É Imap?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Não faz muito tempo que os celulares eram utilizados somente para fazer simples ligações telefônicas. Os e-mails também tinham limitações, pois ao descarregar as mensagens do servidor, não era possível acessá-las em outros dispositivos. Mas os tempos mudaram, e o avanço da tecnologia trouxe novas facilidades, como o protocolo IMAP.

Por ser relativamente novo, ainda existem muitas dúvidas sobre seu modo de funcionamento, qual é a melhor maneira de ser usado, quais as principais diferenças entre esse protocolo e o POP3 e muitas outras questões.

O que é protocolo IMAP?

Vamos partir pela definição: IMAP — Internet Message Access Protocol — é um meio de acesso entre o servidor de e-mails e o software cliente. Essa comunicação é feita por meio do protocolo TCP/IP.

Por padrão, o protocolo IMAP utiliza a porta 143 na transferência simples de mensagens ou 993 em conexões criptografadas via SSL. A utilização dessa porta é recomendada para evitar o alto volume de mensagens de spam.

Uma das principais características do protocolo é manter as mensagens no servidor, ou seja, ao acessá-la por meio do software cliente, os e-mails descarregados não são apagados. Além disso, todas as mensagens são controladas por flags. Dessa maneira, há um eficiente controle de status, que permanece o mesmo em todos os dispositivos que acessarem a conta. Assim, elas podem ter os seguintes status:

  • seen: mensagem lida;
  • answered: e-mail respondido;
  • flagged: mensagem marcada para acompanhamento;
  • deleted: e-mail marcado para remoção;
  • draft: armazenada na pasta de rascunhos;
  • recent: mensagem recebida recentemente.

Outra característica do protocolo é permitir a criação de lista branca e negra na pasta de spam. Esse é um recurso muito importante, pois contribui para o aumento da segurança no e-mail, já que possibilita tanto o bloqueio de remetentes indesejados, quanto a liberação de e-mails que são enviados indevidamente à pasta de spam. Portanto, facilita a criação de políticas de segurança no correio eletrônico.

Qual é a diferença entre IMAP e POP3?

Qual a diferença entre POP e IMAP? Escolha a melhor opção para você.

Os dois protocolos possuem algumas semelhanças, já que os dois têm a função de recuperar as mensagens no servidor e disponibilizá-las para leitura no software cliente. No entanto, as semelhanças não vão muito além disso.

POP3

O protocolo POP3 descarrega as mensagens do servidor apenas no primeiro dispositivo que fez a solicitação. Por exemplo, se você acessa o seu e-mail por um computador de mesa e por um notebook, elas serão descarregadas apenas em um deles, o que fizer a solicitação primeiro. Assim, a outra máquina não terá acesso a esses e-mails.

Apesar de possuir o recurso de manter cópias das mensagens no servidor, essa funcionalidade não é recomendada, já que isso não faz com que alterações feitas nesses e-mails sejam refletidas no servidor. Ou seja, depois de descarregar uma mensagem, qualquer ação, como respondê-la, encaminhá-la ou excluí-la, não será atualizada no servidor, já que você estará manipulando-a localmente.

Como no POP3 as mensagens são descarregadas no software cliente, é extremamente importante manter o backup atualizado da máquina. Esse procedimento não pode ser negligenciado, pois caso haja algum problema, não há como recuperar os e-mails perdidos, uma vez que todos são excluídos da origem.

IMAP

Já o IMAP possui recursos mais avançados. O protocolo faz a sincronização das mensagens em qualquer dispositivo que se conecte ao servidor. Desse modo, é possível acessar a caixa postal tanto pelo celular quanto pelo notebook. Ele permite trabalhar com o correio eletrônico em diferentes modos: offline, online e desconectado.

Além disso, inclui operações para criar, deletar e renomear pastas para armazenar mensagens, que também podem ser movidas entre elas. Por permitir o acesso por vários dispositivos, todos os clientes de e-mail acessam o mesmo conteúdo em todas as pastas que foram criadas na conta.

É importante ressaltar que, ao acessar as contas de e-mail por um software cliente, as mensagens são armazenadas em cache na máquina local, o que permite visualizá-las no modo offline ou desconectado. No entanto, as alterações feitas nesse momento não são refletidas no servidor, ou seja, para excluí-las ou alterá-las, é preciso sempre estar online.

Qual é a melhor maneira de usar o IMAP nas empresas?

Nas empresas, o IMAP é recomendado às pessoas que têm funções gerenciais ou que precisam acessar o correio eletrônico fora da companhia. Por exemplo, funcionários que precisam se deslocar até empresas de clientes e necessitam acessar seus e-mails corporativos, já que muitas vezes esse acesso é feito pelo celular.

Outro modo de usar o IMAP nas empresas é com a finalidade de compartilhar contas. Por exemplo, um e-mail genérico como o SAC — Serviço de Atendimento ao Cliente — no qual diversos funcionários acessam a conta para responder às solicitações de clientes. Nesse caso, o protocolo contribui com a eficiência no atendimento, já que muitas pessoas podem acessar a conta simultaneamente.

Quais as vantagens em sua utilização?

Optar pela utilização do IMAP pode proporcionar vários benefícios à empresa.

Configuração de pastas públicas ou privadas

Com o protocolo IMAP é possível configurar pastas públicas ou privadas. Desse modo, ao configurar uma pasta como privada, ela fica visível apenas a um usuário, que é o proprietário da conta e da pasta. Já as pastas públicas podem ser acessadas por diversos usuários. Um exemplo de uso seria o compartilhamento de uma pasta sobre andamento de um projeto por todos os integrantes de uma equipe.

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Confira nossas Hospedagens
de sites com todas essas vantagens

Por apenas:

R$ 10,00/mes*

Rolar para cima
Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?