Como gerar leads para SaaS

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Captar leads bem qualificados para sua empresa é sempre um desafio considerável. É necessário explicar a importância do seu serviço, educar seu público e só depois falar em ofertas.

Porém, isso pode ser ainda mais complicado quando falamos em estratégias para geração de leads SaaS, já que o seu produto em si necessita de uma promoção mais específica, sendo assim, mais difícil de ser feita com boa parte do público.

O conceito de “Software como um Serviço”, ou SaaS (Software as a Service), está pouco a pouco ganhando a aceitação do grande público.

1.Aprenda o máximo possível sobre seu produto

O ponto de partida para qualquer campanha de marketing é informação. Entender seu produto, o funcionamento da empresa, qual é sua capacidade produtiva, como sua equipe pode responder a diversas demandas e imprevistos, entre muitas outras coisas.
Conhecer as próprias habilidades e recursos afeta amplamente o desenvolvimento de qualquer plano.

Diante disso, antes de investir em marketing de maior escala, é mais importante refletir sobre suas próprias ações dentro da empresa. Algumas boas perguntas a serem feitas são:

  • Quais são seus objetivos enquanto empreendedor?
  • Em quais mercados você pretende se desenvolver?
  • Qual é o principal diferencial do seu produto em relação aos concorrentes?
  • Qual é a filosofia geral que você promove dentro do seu negócio?

Não é necessário ter todas as respostas de imediato para desenvolver um planejamento inicial. Porém, quanto mais delas você tiver, melhor. E se as informações ainda forem escassas, dedique o tempo necessário para coletá-las.

2.Aprenda também sobre seu público

Assim como no tópico anterior, suas estratégias para geração de leads SaaS também dependem do quanto você conhece seu público. Por isso, faça mais algumas perguntas:

  • Quais são seus principais hábitos de consumo da minha persona?
  • Como elas decidem as marcas que são mais relevantes?
  • Quais formatos de conteúdo são mais atraentes?
  • Que tipo de linguagem elas usam no dia a dia?
  • Como fazem pesquisas online?
  • Quais são suas reais necessidades?

Mais uma vez, quanto mais perguntas forem respondidas, melhor.

A questão aqui é que, diferente das informações sobre sua própria empresa, as dos seus clientes serão um pouco mais difíceis de acessar. Não é possível simplesmente olhar os registros internos e ter todos os dados necessários já refinados.

Por isso, um bom ponto de partida é levar estas perguntas aos seus clientes atuais. Se a sua empresa ainda é relativamente pequena, então será mais fácil coletar esse tipo de informação diretamente com eles.

Porém, se houverem muitos contatos em sua base, então terá que usar outros métodos, como Data Mining, enquetes abertas, entre outros.

3.Otimize sua Landing Page

Seguindo com estratégias para geração de leads SaaS mais concretas, uma boa forma de converter seu público é garantir que sua landing Page esteja devidamente otimizada. Isso tanto no sentido técnico de navegação quanto na forma como ela atrai o leitor.

Primeiro, desenvolva sua página de forma que ela seja legível em diversos aparelhos e sistemas operacionais, incluindo computadores, tablets e celulares. Ter um site mal otimizado para estas plataformas pode custar mais da metade de suas conversões.

Em seguida, otimize o design da sua landing page. Insira chamadas em locais visíveis, use um layout fácil de navegar, evite poluir a tela com excesso de informações, use cores de forma a destacar o que for mais importante.

Enfim, invista em um visual agradável e funcional.

4.Ofereça e-books

Antigamente, os esforços de publicidade se resumiam em disputas de espaço. Quem tinha o maior anúncio no jornal, o outdoor mais chamativo, mais tempo nos intervalos comerciais, etc.

Porém, graças à internet, é bem mais difícil forçar o seu público a olhar para sua propaganda ao invés do conteúdo. Por isso, hoje em dia, o que as empresas disputam é a atenção e o tempo dos seus leads.

Sendo assim, você precisa oferecer algo em troca desse tempo e atenção. Por isso há tantas estratégias centradas no inbound marketing e na criação de conteúdo relevante.

Um bom exemplo desse conteúdo é um e-book gratuito com informações que seus leads precisam antes de tomar uma decisão.

Em geral, eles são um pouco mais eficazes do que uma postagem. Primeiro, em troca do e-book, você pode pedir que o visitante faça um cadastro, o que pode ser considerada uma conversão para lead. Além disso, o material tende a ser melhor interpretado como uma oferta de valor do que uma página aberta em um blog.

5.Publique conteúdos de forma consistente

Um dos erros mais comuns cometidos na hora de desenvolver um planejamento de Inbound Marketing é não ter uma agenda predefinida de postagens.
Pense em como você consome conteúdo no seu dia a dia, provavelmente você verifica os mesmos canais com alguma regularidade, esperando algo novo. Se um deles para de exibir novas postagens, então logo você tende a esquecê-lo.

Da mesma forma, suas estratégias para geração de leads SaaS devem considerar a frequência com a qual você interagem com seus possíveis clientes. Manter uma agenda regular de publicações ajuda a transmitir mais segurança, o que ajuda a conduzir seu público em direção à decisão de compra.

Claro, todo conteúdo depende amplamente de quais temas são mais relevantes para o público hoje. Basta ter disciplina e sempre acompanhar o mercado para entender o que seus leads precisam saber.

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