O Que São Frameworks e Quais os Mais Utilizados em 2023

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Os frameworks são cada vez mais comuns no mundo digital. Hoje vemos que o conceito de framework é utilizado no mundo dos negócios, mas é na programação que a ideia surge e se populariza.

O que são Frameworks?

Frameworks são estruturas que consistem em um conjunto de códigos genéricos que permitem o desenvolvimento de sistemas e aplicações. Um framework atua como um tipo de blueprint ou blueprint que, quando usado, fornece artefatos básicos e elementos estruturais para construir um aplicativo ou software.

Por ser uma “base” sóbria sobre a qual construir um projeto, os desenvolvedores provavelmente não precisarão reiniciá-lo completamente. Isso é possível porque as estruturas suportam componentes pré-criados e soluções personalizáveis, simplificando o processo de aceitação.

Os testes são considerados mais eficientes, os programas mais eficientes e atualizados, os frameworks são geralmente seguros e eficientes. Por isso, são considerados pioneiros no mundo da programação.

Esta coleção de material de programação, incluindo fontes, compiladores, bibliotecas, classes abstratas, APIs e todos os outros itens, fornece ou suporta necessidades gerais de programação de software. Não importa se você para no desenvolvimento web, mobile ou ciência de dados.

Tipo de Frameworks

Como vimos, há várias vantagens em usar um framework de programação. Mas entender qual é o ideal para o seu projeto é um passo importante que requer atenção, pois implementar o framework errado pode ser demorado e causar problemas.

Existem diferentes tipos de frameworks que podem ser divididos de acordo com suas aplicações, bem como seus modos de implementação (frontend, backend e JavaScript).

A seguir, vamos explorar alguns dos frameworks mais populares no mundo da programação, divididos por sua aplicação.

Frameworks para Aplicações Web

Frameworks para aplicações web dão suporte para o desenvolvimento de sistemas online, como sites, APIs, aplicativos e demais recursos disponíveis na internet.

Angular

Logo do framework Angular

É um framework JavaScript front-end de código aberto, que possui diversas ferramentas e soluções voltadas à aceleração do desenvolvimento web e combinação de templates. Por contar com diversas possibilidades de integração, é ideal para sites ou aplicativos que precisam de flexibilidade para personalização. O Angular foi desenvolvido e é mantido por um time específico da Google. Alguns exemplos de sites e apps que utilizam este framework são: Netflix, PayPal, UpWork e Nike.

Laravel

Logo do framework Laravel

Trata-se de um framework back-end baseado na linguagem de programação PHP, e que se destaca por trazer uma sintaxe expressiva e sofisticada. É muito popular, flexível e fácil de utilizar.

Visando robustez e simplicidade, os recursos do Laravel fazem com que o processo de desenvolvimento web seja ágil e integrável, além de possuir uma ferramenta que faz a compilação de diversos templates. A comunidade do Laravel é grande e ativa, e muitos sites famosos usam esse framework: BBC, 9gag, Pfizer, Barchart, MyRank e World Walking.

Flutter

Logo do framework Flutter

É o framework de código aberto da Google. Ele traz ferramentas que oferecem flexibilidade e modernidade, que facilitam o desenvolvimento de apps e que são relativamente simples de utilizar.

Suporta iOS, Android, Windows e Linux, e possui soluções customizáveis como widgets. Algumas das aplicações mais populares que contam com Flutter são: Amazon, Alibaba, eBay, Adobe e Google Ads.

Frameworks de DataScience

A ciência de dados tem se tornado um setor amplo e importante no mundo todo, se expandindo ainda mais com a emergência da inteligência artificial (IA). Esse campo está relacionado com estatísticas, algoritmos, métodos científicos e sistemas digitais que visam tratar e analisar dados para geração de conhecimento.

TensorFlow

Logo do framework TensorFlow

Trata-se de um framework de código aberto voltado para machine learning (aprendizado de máquinas). Desenvolvido pela Google, o TensorFlow conta com ecossistemas abrangentes e flexíveis, que possibilitam a criação de modelos de treinamento de máquinas e experimentos de pesquisa. Alguns exemplos de projetos inteligentes desenvolvidos com TensorFlow são: Google Tradutor, DeepSpeech do Mozilla e Google RankBrain.

Grandes marcas também utilizam esse framework para tarefas específicas de uma aplicação, como no caso do Twitter para a classificação de tweets na timeline. Já a Coca-Cola o utiliza para comprovantes de compra simplificados, e o Spotify para otimizar as recomendações.

PyTorch

Logo do framework PyTorch

É o framework de machine learning desenvolvido pela equipe de pesquisa em inteligência artificial do Facebook. O PyTorch é de código aberto e pode ser usado tanto com Python quanto com C++/Java, e roda em Linux, Windows e MacOS.

Ele também é suportado por plataformas cloud. Seus recursos contam com bibliotecas extensivas e um ambiente robusto que acelera o processo entre as pesquisas de protótipos e o lançamento das aplicações. Projetos e sites desenvolvidos com este framework incluem: Amazon Ads, Comcastm Exelon, Trifo, Quadient.

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Confira nossas Hospedagens
de sites com todas essas vantagens

Por apenas:

R$ 10,00/mes*

Rolar para cima
Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?