Criar conteúdo para um site de conteúdo, ou blog, ou qualquer tipo de site cujo conteúdo seja o elemento principal – e todos deveriam ser –, requer algumas preocupações e cuidados fundamentais. Quem já está nisso sabe o quão difícil é produzir conteúdo original, relevante, inédito ou pelos menos com abordagem criativa e identidade. Por essa razão, criamos este artigo, o qual tem por objetivo destacar cuidados que se deva ter com a temática.
A informação
Antes de mais nada, é preciso destacar que abordaremos aqui essencialmente o conteúdo baseado em texto. Essa é uma abordagem bastante específica de Marketing de Conteúdo. Não levaremos em consideração outros tipos de conteúdos digitais, como imagens, vídeos, áudios, etc. Isso requer outra abordagem e outras preocupações e por isso deve ser tratado em um artigo a parte.
Também não iremos diretamente aos cuidados com a criação de conteúdo para seu site, qualquer que ele seja, pois é importante fazermos algumas considerações relativas à comunicação, afinal textos são parte do processo de comunicação com sua audiência e para que ela ocorra de maneira eficiente, requisitos básicos precisam ser atendidos.
Outro aspecto que precisa ser mencionado, é que a não ser que existam mecanismos de interação entre seu site e sua audiência, ele será um mero canal de informação e não de comunicação, já que a última pressupõe a participação de pelo menos duas pessoas em um caminho de mão dupla.
Se você não é um jornalista ou não tem alguma experiência na criação de textos, inicialmente poderá ter dificuldades de expressar suficientemente bem suas ideias e mesmo transmitir informações simples sobre algo. É natural que seja assim, afinal tudo na vida requer prática e fundamentação em técnica.
Por isso, a seguir listamos algumas dicas de como criar informação clara, objetiva, interessante e correta:
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Tenha em mente que ao contrário da linguagem falada, principalmente quando esta se dá presencialmente, você não dispõe de elementos comunicativos como expressões faciais e corporais, entonação e interação. Muitas pessoas, especialmente quando não têm o hábito de escrever, escrevem como falam;
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Assuntos mais complexos, devem ser abordados usando exemplos, metáforas, analogias, de forma a aumentar a certeza da compreensão quanto ao conceito que está sendo explicado;
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Certifique-se que forneceu a quantidade suficiente de informação a respeito de algo, a fim de que o assunto possa ser compreendido. No entanto, cuidado com a redundância, ou seja, exagerar na repetição de informações;
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Não queira “copiar” a forma como outras pessoas escrevem. Assim como é nos livros, em que cada autor tem seu estilo, ou seja, sua forma de expressar ideias e situações usando as palavras, você deve encontrar o seu.
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Antes de começar o texto propriamente dito, crie listas das palavras-chaves, ou seja, listas das palavras mais importantes e que traduzem as ideias principais do que está sendo abordado. Isso tem múltiplas utilidades:
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Ajuda a organizar o que será escrito. Cada palavra-chave, normalmente tem pelo menos um parágrafo associado a ela;
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As palavras-chaves são as coisas mais importantes sobre o assunto com o qual se relacionam. Tomando como exemplo este próprio artigo, “informação”, “comunicação”, “textos”, “linguagem”, são alguns exemplos de palavras-chaves usadas e sobre as quais o texto foi construído;
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Você deve observar as palavras que se conectam umas com as outras, pois elas podem e devem ser usadas para construir o raciocínio, ligando cada parágrafo e criando uma linha lógica entre palavras e as ideias que elas representam. No caso, informação e comunicação foram dois exemplos em que este elo existiu;
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Como estamos falando de conteúdo para sites, as palavras-chaves são fundamentais no trabalho de SEO e assim, deve-se utilizar palavras que normalmente estão mais associadas com o assunto central que é abordado no texto.
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As palavras-chave também consistem de boas possibilidades para o trabalho de link building, ou seja, o uso de links ao longo do texto, que levam a outros artigos relacionados.
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Estude o uso de palavras-chaves de cauda longa ou long tail, pois elas dão mais especificidade às buscas e ajudam a refinar o público que chega ao seu site ávido por conteúdos mais exatos.
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Sempre revise os textos criados quanto a erros gramaticais e ortográficos. A maioria dos bons editores de texto têm ferramentas que lhe ajudam nessa tarefa;
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Faça uma segunda revisão com o objetivo de checar se as ideias estão claras, se há conexão e harmonia entre parágrafos e se há lógica e compreensão a cerca do que foi escrito;
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Também na revisão, atente para repetições e construções verbais pouco inadequadas, como por exemplo: “ele foi para a casa dela, para pegar emprestada a máquina para fazer macarrão para os amigos”. Nesta frase foi utilizada quatro vezes a palavra “para”, o que em um diálogo é admissível, mas em um texto no seu site,
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Quando há dúvidas sobre a grafia correta e, sobretudo, o significado das palavras usadas, não hesite em consultar um dicionário. Há muitos online;
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O mesmo se aplica para as repetições. Use um dicionário para procurar sinônimos, ao invés de repetir dez vezes o mesmo vocábulo ao longo de um texto, exceto quando é absolutamente necessário, ou relevante, como é o caso de uma palavra-chave;
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Mesmo nos casos de palavras-chave, usar ocasionalmente sinônimos, pode ser desejável, sobretudo quando eles podem ser alternativas de pesquisa nas ferramentas de busca.