As melhores Tendências de Ecommerce em 2021

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Se você quer criar uma ótima loja online, você deve sempre estar de prontidão para se adaptar às tendências de ecommerce, que podem mudar de vez em quando. Mas, ao segui-las, você poderá oferecer um melhor serviço e ter um lucro maior por causa disso.

Neste artigo, vamos mostrar para você quais são essas tendências e porque você deveria implementá-las em seu negócio!

Porque Você Deve Seguir Tendências de eCommerce

Vez ou outra, grandes inovações acontecem na indústria, e as empresas de eCommerce precisam ficar atentas a isso. Não se trata apenas de tecnologia, mas as demandas dos clientes também influenciam nessa mudança constante.

Se você não poder acompanhar isso tudo, você provavelmente ficará para trás dos seus concorrentes. Então, para não ficar defasados, devemos seguir as tendências de eCommerce e aplicá-las em nossas empresas

Se adaptar a novas mudanças no varejo online permite que você forneça aos seus clientes o que eles querem de maneira rápida e sofisticada. Ao fazer os clientes ficarem felizes com a sua experiência de compras online, você provavelmente vai aumentar as taxas de conversão.

Para ajudar você a alcançar isso, nós reunimos 10 tendências impactantes do eCommerce que vão aumentar os seus desempenhos de venda e fazer as suas lojas crescerem.

1. Sites Amigáveis para Dispositivos Móveis

eccomerce

Comprar num smartphone ou tablet se tornou um resultado inevitável do alto uso de dispositivos móveis em todo o mundo.

Essa tendência do eCommerce se tornou tão popular que o termo “mobile commerce” está na boca dos donos de lojas virtuais. Isso acontece porque o número de pessoas que estão fazendo compras através de celulares está crescendo todos os dias.

Por exemplo, as compras de dispositivos móveis deverão representar 54% de todas as vendas de eCommerce em 2021, o que equivale a US$ 659 bilhões. Mais do que isso, as taxas de conversão entre usuários de smartphone têm crescido desde 2017.

Você não pode perder essa oportunidade se você quer melhorar de maneira considerável as suas vendas. Portanto, não apenas trabalhe para deixar o seu site adequado para desktops, mas também projete-o para que funcione bem e fique lindo em todos os tamanhos de tela, para garantir uma ótima experiência a todos os clientes.

Quando se trata disso, há dois aspectos importantes nos quais você deve prestar atenção – a velocidade e o tamanho do seu site. Ao ter um site de eCommerce rápido e leve, você garante que cada cliente terá uma experiência agradável ao acessar a sua página, independente do lugar.

A boa notícia é que a tecnologia nos permitiu alcançar isso ao fazer uso de Web Apps Progressivos (Progressive Web Apps). Este termo basicamente se refere a um aplicativo para web que pode funcionar como um programa mobile nativo. Estamos falando sobre acesso com um clique, funcionalidade offline e outras interações com estilo de app.

Isso também é uma das melhores soluções para muitos novos donos de negócios, que precisam escolher entre desenvolver um app para dispositivos móveis ou uma versão web. PWA é uma ótima alternativa, já que oferece o melhor de dois mundos.

2. Loja Multi-Idiomas

Esses são os idiomas mais fáceis de se aprender, de acordo com a Ciência

Gigantes do eCommerce como Amazon e eBay expandiram o seu mercado para além de apenas países falantes de inglês. A localização é um elemento importante para se ter sucesso online. Garanta que a sua loja está acessível em múltiplos idiomas.

Enquanto seria perfeito se você pudesse oferecer suporte ao cliente em diferentes regiões, ter uma loja multi-idiomas já é uma ótima coisa.

Dito isso, se você tiver recursos o suficiente, mirar num mercado internacional é um investimento valioso. Você vai lucrar mais e manter um reconhecimento global.

3. Processo de Pagamento Rápido

Quando estão comprando algo numa loja, os clientes não querem ter que batalhar contra o checkout. Portanto, é o seu trabalho como dono da loja garantir que eles possam fazer o que desejam rapidamente.

Para fazer isso, é altamente recomendável que você reduza todos os passos desnecessários na sua loja. Se possível, faça todo o processo de checkout numa única página.

Mais uma coisa importante é que os clientes que estão voltando nunca devem precisar fazer o mesmo processo novamente. Garanta que eles apenas tenham que confirmar os dados salvos.

Já é comprovado que transações rápidas são efetivas para trazer mais conversões.

Se você já fez o seu processo de compra ficar o mais fácil possível, também é necessário garantir que o desempenho do carrinho seja responsivo e que o tempo de carregamento seja mínimo. Isso irá completar o serviço para que fique tão rápido quanto possível e deixe uma boa impressão com seus consumidores.

4. Múltiplos Métodos de Pagamento

Hoje em dia, as pessoas têm as suas próprias opções de pagamento favoritas, então você precisa garantir que oferece várias maneiras de se pagar. Essa é uma das tendências de eCommerce que você definitivamente não vai querer pular.

Você não quer perder compradores em potencial somente porque o seu site não aceita a opção de pagamento que eles usam, não é mesmo? É por isso que você precisa implementar diferentes tipos de pagamentos online populares.

Nós sugerimos que você aceite esses métodos de transação para todas as compras online:?

  • PayPal
  • Cartões de Crédito
  • Boleto
  • Transferências Bancárias
  • Quaisquer métodos de pagamento relevantes
  • Criptomoedas

5. Experiências Individuais

A experiência individual se refere a um ambiente de compras único, onde uma pessoa vai receber uma sugestão baseada nas suas pesquisas anteriores na loja.

Os tempos onde as pessoas apenas compram o item que realmente desejam já ficaram no passado. Agora é o momento onde os donos de negócios precisam ser proativos e sugerir o que os usuários podem precisar no futuro.

Ao sugerir itens dos quais os seus clientes gostam, você estará um passo à frente dos seus competidores, já que os seus consumidores não precisarão procurar mais produtos em outros lugares.

6. Suporte é Importante

O suporte ao cliente tem sido e sempre será importante em cada negócio. Se as pessoas encontram problemas usando o seu serviço, elas esperam que você possa ajudá-las imediatamente.

Seus clientes provavelmente vai deixar a sua loja, mesmo que enfrentem apenas um pequeno problema. Então garanta que você vai seguir esta tendência do eCommerce e vai providenciar toda ajuda que você puder.

Uma das melhores maneira de ajudar os usuários é com suporte de chat ao vivo. Ter uma equipe que está pronta para ajudar os clientes o tempo todo será um dos maiores pontos de venda do seu negócio.

Por sorte, apesar da crescente demanda por suporte ao cliente em tempo real, muitas empresas agora fazem uso de um chatbot baseado em inteligência artificial para responder perguntas básicas dos usuários, ou agir como um “portal frontal” para o suporte em tempo real.

7. Emails de Carrinhos Abandonados

Às vezes, as pessoas podem esquecer que elas colocaram itens no carrinho e não continuaram a transação. Se elas realmente queriam comprar o produto em primeiro lugar, essa seria uma boa oportunidade de fechar negócio.

Você pode mandar um email de carrinho abandonado para notificá-los que eles esqueceram de produtos do seu site. Contudo, este tipo de email não deve ser utilizado demais ou ter um tom de spam, mas sim agir como um lembrete gentil para os seus clientes.

Além disso, também tenha em mente que o seu email de carrinho abandonado precisa estar alinhado com o tom da sua marca. Não mude a maneira como você lida com os seus clientes apenas porque você realmente quer que eles comprem o seu produto.

8. Deixe seus Clientes Engajados

Existem muitas maneiras que permitem que você estabeleça e manter uma relação com os seus clientes. Enquanto o suporte por chat em tempo real é mais adequado para donos de empresas mais avançadas, você pode tirar vantagem de emails ou de redes sociais para se comunicar com a sua audiência.

Com Facebook, Twitter ou Instagram, você poderá alcançar uma audiência mais amplas de clientes em potencial e manter um relacionamento com aqueles que já compram regularmente na sua loja.

Se você quer levar as coisas mais além, pode ser uma boa ideia fazer um webnário ou convidá-los para um evento, para que possam conhecer melhor a sua empresa.

9. Ascensão do eCommerce Ético

Hoje em dia, as pessoas evitam marcas que representem assuntos anti-éticos. Mais e mais clientes buscam produtos que sejam sustentáveis ou que suportem causas importantes.

É importante que a sua empresa beneficie todos envolvidos – dos clientes até a comunidade ao seu redor.

Dito isso, a ideia de eCommerce ético pode não ser benéfica para todas as marcas, já que às vezes essa estratégia acaba exigindo um grande comprometimento e muitos recursos. Portanto, uma boa ideia é começar com as pequenas coisas primeiro, usando menos plástico na produção.

10. Marketing de Conteúdo Resulta em Vendas

Essa não é exatamente uma tendência do eCommerce, mas o marketing de conteúdo definitivamente vale o seu tempo. É uma estratégia de marketing que usa conteúdos criativos, como artigos, vídeos e posts em redes sociais para engajar com os clientes e resolver os seus problemas.

Nota: se você quer saber mais sobre marketing de conteúdo, temos exatamente o que você está procurando.

Com o marketing de conteúdo, você constrói uma relação mais próxima com o seu público, ao mostrar que você se importa com as necessidades deles. Também é a maneira perfeita de atrair mais público para o seu site, aumentando a chance de você obter conversões.

A melhor coisa é que essa tendência do eCommerce oferece um método com alto custo/benefício para você alcançar seus leitores. Por exemplo, você facilmente pode fazer um post de blog útil no seu site sem gastar muito dinheiro.

Marketing de Conteúdo é altamente impactante. Inclusive, 90% das empresas do mundo implementaram a estratégia nas suas campanhas de negócios.

Ademais, isso pode servir como um investimento a longo prazo para a sua empresa. Se os seus clientes precisarem de qualquer ajuda e você tem a solução para isso num post de blog ou num vídeo, você pode ajudá-los de maneira instantânea, sem que eles precisem procurar a resposta em outra fonte.

Conclusão

Seguir tendências de eCommerce não significa que você está copiando o design de negócios de todo mundo. Ao invés disso, você está se adaptando a novas mudanças, que permitem que você forneça um serviço melhor para os seus clientes enquanto produz mais lucro para a sua loja online.

 

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