Os 5 Melhores Plugins para Construção de Páginas WordPress

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Construtores de páginas, também conhecidos como page builders, são softwares que ajudam a criar o layout de um site de forma simples.

Com esses construtores, você não precisa mais editar arquivos HTML ou PHP. Basta arrastar os elementos no local desejado da página. Isso também é chamado de sistema ‘arrasta-e-solta’.

Colocamos nossos 5 plugins favoritos em comparação para ajudar você a escolher o melhor plugin construtor de páginas WordPress

Por Que Usar um Construtor de Páginas WordPress?

Por muitos anos, haviam apenas duas opções para criação de sites: através de um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), como o WordPress, ou com um construtor de sites, como Weebly ou Wix.

O WordPress é atualmente o CMS mais popular do mundo, com uma grande variedade de temas premium e grátis. Mas o CMS não é tão amigável quando se trata de layout. Para editar um tema, o usuário precisa de um bom conhecimento de programação.

Em contrapartida os construtores de páginas tornam o processo mais simples com a interface ‘arrasta-e-solta’.

O principal benefício dessas interfaces é permitir que usuários adicionem elementos onde quiserem em suas páginas – como textos, widgets ou outras ferramentas. Mas existem ainda mais benefícios!

Devido à facilidade de uso, os construtores de páginas ganharam rápida popularidade. Porém, o WordPress ainda é a melhor opção para ter um site de alta performance.

Muitos usuários se perguntam se o WordPress está aberto para adotar o sistema ‘arrasta-e-solta’. E a resposta é SIM! Mas isso é feito através de plugins.

Se você verificar o diretório de plugins do WordPress, irá encontrar vários construtores de páginas. Vamos dar uma olhada nos nossos favoritos:

Melhores Opções para Construtor de Páginas WordPress

1. Elementor
plugin elementor

Elementor é um dos mais famosos plugin construtor de páginas WordPress da atualidade. Mesmo tendo sido lançado apenas em 2016, ele já possui mais de um milhão de instalações ativas.

O plugin criador de site WordPress possui uma versão grátis, que por si já oferece uma grande variedade de ferramentas. Mas para quem busca por mais ferramentas, é preciso escolher um dos três planos pagos: Personal, Business e Unlimited.

O plano personal custa U$49 e só pode ser utilizado em um único site. Se você é um iniciante, esse plano pode ser ideal. Para três sites você pode escolher o plano Business, no valor de U$99. O plano Unlimited, como o nome indica, pode ser usado em sites ilimitados. Todos os planos são anuais.

A versão grátis do Elementor possui 40 templates e 30 widgets básicos. Os widgets grátis incluem ferramentas úteis – como carrossel de imagens e elementos HTML personalizados. Porém algumas funcionalidades triviais, como menus de navegação, listas de preço e elementos do Facebook só estão disponíveis nos planos pagos.

Para criar uma loja virtual, um dos planos pagos é o mais adequado. Com mais 22 widgets Pro, eles ainda oferecem 18 voltados para WooCommerce. Você ainda tem acesso à integrações de marketing como MailChimp e HubSpot.

Além de uma ótima oferta, o Elementor também possui ferramentas únicas. Por exemplo, com o Elementor você pode adaptar e até esconder elementos para tornar seu site responsivo para celular.

Para facilitar ainda mais o processo de design, o Elementor também permite editar widgets que estão em todas as páginas de uma só vez. Você também pode criar templates de cabeçalho e rodapé para economizar ainda mais tempo.

Ao desativar um construtor de páginas, geralmente ficam alguns shortcodes – os códigos por trás dos widgets. O Elementor não deixa nenhum shortcode, mas mantém a formatação dos textos.

2. Page Builder by SiteOrigin
plugin Page Builder by SiteOrigin

SiteOrigin é um construtor de páginas WordPress leve e direto ao ponto quando comparado ao Elementor. Porém é um dos mais usados, com mais de um milhão de instalações ativas no momento.

O plugin não é apenas simples, ele também é grátis, mesmo oferecendo uma versão premium. A versão grátis possui 23 widgets (incluindo carrossel de posts, slider de imagens e vídeos e tabelas de preços), além de 25 templates. Muitas pessoas não gostam de o plugin ter poucas opções na versão grátis, mas elas são compatíveis com maioria dos widgets do WordPress.

A versão premium possui o valor único de U$29. Barato, hein? Com a compra você possui acesso a mais 17 widgets, suporte via email e atualizações futuras grátis. Alguns dos widgets adicionais são versões melhores dos widgets grátis, enquanto que outros são exclusivos da versão premium. Entre eles um slider de imagem parallax, construtor de posts personalizados e widget de animação.

A peculiaridade do SiteOrigin é o seu editor. Diferente de muitos outros construtores de página, ele possui dois. Primeiramente, você tem o editor ao vivo, que permite visualizar as mudanças em tempo real. Além disso, você também pode editar ou adicionar páginas através do painel do WordPress.

O editor ao vivo possui dois painéis – edição e visualização. Você não consegue fazer edições com o painel de visualização, mas com o SiteOrigin você possui as ferramentas desfazer e refazer, não disponíveis em outros construtores de páginas.

O SiteOrigin é ainda melhor se você entende de CSS (cascading style sheets). CSS é uma linguagem de programação que muda a aparência de elementos HTML. Sempre que você editar um widget poderá adicionar ou modificar o estilo de CSS.

Infelizmente o SiteOrigen deixa rastros quando é desativado, e alguns botões permanecem com um shortcode.

3. Beaver Builder
plugin beaver builder

Apesar de não ter tantas instalações ativas quanto às opções anteriores, o Beaver Builder não é novo no mercado. Mais de 500 mil sites utilizam o Beaver Page Builder WordPress atualmente.

O Beaver Builder possui duas versões: lite e paid (paga). A versão lite é grátis e, apesar de já incluir algumas ferramentas, ela possui apenas 5 widgets – editor de texto, foto, vídeo, barra lateral e elementos HTML. Este último permite inserir widgets no WordPress com shortcodes. A versão lite não possui templates.

Já a versão paga está disponível em três planos anuais: Standard (U$99), Pro (U$199) e Agency (U$399). Todos os planos permite a utilização do Beaver Builder em sites ilimitados. Porém o plano Pro possui a ferramenta multi-sites, enquanto que o plano Agency possui configurações de rede multi-sites e white labeling.

A ferramenta multi-sites permite que você reconfigure o design com poucos cliques sempre que um novo site é criado. Se isso não for suficiente, as configurações de rede multi-sites possui a mesma autoridade, mas para um rede inteira.

A ferramenta white labeling é ideal para empresas de design de websites. Ela permite que você utilize o Beaver Builder substituindo os textos e logos do construtor de páginas por sua própria logo.

A versão paga possui 24 widgets adicionais, incluindo carrossel de posts, slider de posts e formulários de inscrição. Além disso você ainda conta com 56 templates.

Assim como o SiteOrigin, o Beaver Builder permite customização com CSS. Além disso, você pode interagir com a pré-visualização do seu site no editor visual, podendo inclusive adicionar textos diretamente nele.

O Beaver Builder não deixa nenhum shortcode após a desativação.

4. Live Composer
plugin live composer

Não deixe a pouca popularidade do Composer enganar você. Apesar de ter apenas 50 ml instalações ativas no momento, ele possui uma ótima nota de avaliação no diretório de plugins do WordPress. Só isso já faz faz valer a pena conferir o que esse construtor de páginas WordPress tem a oferecer.

Para quem está com um orçamento apertado, o Composer é uma ótima escolha já que é quase totalmente grátis. Construtor com ferramenta arrasta-e-solta , pré-visualização ao vivo e design responsivo sem nenhum custo.

A versão grátis possui 40 widgets, como tabs, menu acordeão, caixa de depoimentos e mais. Ele ainda disponibiliza um template de site de portfólio e um template em branco.

Há também um pacote de extensão com 12 widgets premium, como tipo de post personalizado e sliders de imagens antes/depois. O valor depende do número de sites. O plano anual costa U$49 para um site, U$79 para cinco sites e U$99 para sites ilimitados.

Além do pacote de extensão, você também conta com extensões WooCommerce pelo mesmo valor do plano standard. Uma ótima ferramenta para criar lojas virtuais completamente funcionais. Você ganha templates únicos para páginas de produtos, tabela com listas de preços, página de carrinho e contas de usuário.

Além de tudo isso, o Composer possui um bom histórico com a maioria dos temas WordPress e não deixa nenhum shortcode após desativação.

5. Responsive Landing Page Builder by PluginOps
plugin pluginops

Como o nome indica, este é um construtor de páginas WordPress para landing pages. Uma landing page é onde os usuários são direcionados depois de clicar em um link ou propaganda. A página deve contar apenas as informações mais importantes sobre seu site e deve instigar o visitante a permanecer na página e descobrir mais sobre seu produto ou serviço. Isso é essencial para uma boa campanha de marketing.

O construtor PluginOps page builder possui três planos. O plano Beginner custa U$3.66 mensais para um domínio. O plano Advanced custa U$4.99 também para um domínio. Já o plano Business custa U$10.99 para três domínios.

A diferença entre os planos Beginner e Advanced está no na ferramenta de opt-in, para receber permissão de email marketing. Com o plano Advanced você pode criar popups e até formulários inteiros para seus visitantes.

O construtor de páginas também oferece um editor visual com um layout arrasta-e-solta, assim como os outros da lista. Independente do plano escolhido, você tem acesso a 28 widgets que incluem JavaScript Personalizado, CSS e áreas para shortcodes.

Conclusão

Agora você está pronto para criar seu site com um construtor de páginas WordPress. A maioria deles, como os mencionados em nossa lista, possuem um editor instantâneo e oferecem os mais variados tipos de widgets em diversos pacotes e valores. Por isso é importante escolher o que mais se adequa às suas necessidades. Se você ficou com alguma dúvida ou conhece algum construtor que recomenda, não esqueça de comentar abaixo!

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Confira nossas Hospedagens
de sites com todas essas vantagens

Por apenas:

R$ 10,00/mes*

Rolar para cima
Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?