O que é VPS? Conheça as vantagens e como escolher um Servidor VPS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

VPS significa Virtual Private Server – Servidor Virtual Privado em português. A hospedagem VPS é um dos serviços mais populares que você pode escolher para o seu site. Ele usa uma tecnologia de virtualização para oferecer para você recursos dedicados (privados) num servidor com múltiplos usuários.

É uma solução mais segura e estável do que a hospedagem compartilhada, onde você não ganha um espaço dedicado em servidor. Contudo, essa é uma opção em menor escala e mais barata do que alugar um servidor inteiro.

A hospedagem VPS geralmente é escolhida por donos de sites que possuem um tráfego de nível médio, que excede os limites dos planos de hospedagem de compartilhada – mas ainda não exige os recursos de um servidor dedicado.

O que é VPS e como funciona?

Para Que Serve VPS e Quando Começar a Usar Uma

Um servidor é um computador no qual o seu web host armazena os arquivos e os bancos de dados necessários para o seu site. Quando um visitante quer acessar o seu site, o navegador deles envia uma solicitação para o seu servidor, e então transfere os dados necessários através da internet.

A hospedagem VPS oferece a você um servidor virtual que simula um servidor físico. Contudo, na realidade, a máquina está sendo compartilhada entre diversos usuários.

Usando uma tecnologia de virtualização, o seu provedor de hospedagem instala uma camada virtual sobre o sistema operacional (SO) do servidor. Essa camada divide o servidor em partições e permite que cada usuário instale o seu próprio sistema operacional e software.

Portanto, um servidor virtual privado (VPS) é tanto virtual quanto privado, já que você tem controle completo. Ele é separado dos servidores de outros usuários num nível de sistema operacional.

De fato, a tecnologia de VPS é similar a criar partições no seu próprio computador, quando você quer rodar mais de um sistema operacional (por exemplo Windows e Linux) sem reiniciar o PC.

Rodar uma VPS permite que você configure o seu site dentro de um container seguro com recursos garantidos (memória, espaço em disco, núcleos de CPU, etc.), que você não precisa compartilhar com outros usuários.

Como a VPS se compara com outros tipos de hospedagem

Os diferentes tipos de hospedagem de site permitem que você tenha diferentes níveis de personalização no seu servidor. Eles variam em preço, desempenho (por exemplo, tempo de carregamento de página) e a disponibilidade do serviço (por exemplo, o uptime).

Abaixo,  veja como a hospedagem VPS se compara aos demais tipos de hospedagem.

Hospedagem Compartilhada

A Hospedagem Compartilhada é a solução para sites iniciantes ou com baixo tráfego. É um ponto de partida para a maioria dos pequenos negócios e blogueiros que estão só começando.

Com a hospedagem compartilhada, você divide o mesmo servidor físico com outros clientes de uma provedora de hospedagem. Você não tem recursos dedicados, pois seu site roda no mesmo sistema operacional que os sites dos demais usuários.

Por conta disso, a memória e o poder de energia que seu site precisa para funcionar corretamente podem ser afetados pelas necessidades dos outros usuários. Por exemplo, se houver um pico de acessos em um site hospedado no mesmo servidor, o tempo de carregamento das páginas do seu site pode aumentar.

Você não consegue escolher qual sistema operacional ou qual servidor usar, além de outras configurações. No final das contas, seu provedor de hospedagem que controla cada aspecto do seu ambiente de hospedagem compartilhada.

Você pode pensar na hospedagem compartilhada como um aluguel onde você divide o mesmo apartamento com uma série de colegas de quarto. A hospedagem VPS ainda é um tipo de apartamento partilhado (ou flatshare).

Conclusão

A hospedagem VPS lhe dá acesso a recursos garantidos e controle total sem a necessidade de você rodar um servidor próprio. É uma excelente solução para sites de eCommerce com recursos pesados e tráfego e médio a alto.

Contudo, negócios que esperam um rápido crescimento também podem se beneficiar da estabilidade do serviço. Se você quiser um ambiente de hospedagem de escala corporativa, confiável e com um preço acessível, definitivamente vale a pena considerar a hospedagem VPS para o seu site.

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Confira nossas Hospedagens
de sites com todas essas vantagens

Por apenas:

R$ 10,00/mes*

Rolar para cima
Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?