O que é landing page?

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Introdução às landing pages

Mais de 20 exemplos de landing page para inspirar seu design [+ modelos]

É importante compreender a principal diferença entre um site completo e uma landing page: as landing pages são criadas para promover um determinado objetivo enquanto o site de sua empresa pode desempenhar simultaneamente diversas tarefas como fornecer informações, permitir compra direta de produtos ou dar aos visitantes uma opção de comunicação com você. As LPs focam num único aspecto e estimulam os visitantes a tomar uma ação específica.

Quando você cria uma landing page, precisa ter em mente uma meta clara. Está interessado em reunir informações de contato para leads? Oferecendo uma liquidação exclusiva? Confirmando presenças em um evento? Ter o foco no seu objetivo vai ajudar a criar uma página mais eficiente.

Em termos técnicos é aconselhável distinguir entre dois tipos de landing pages:

  1. A página ponte (bridge page): Usada para atrair a atenção dos visitantes ou para promover um pedaço específico do seu conteúdo e em seguida direcionar os visitantes diretamente para seu site. O objetivo desta página é deixar seus clientes (e potenciais clientes) animados com um novo produto super legal, uma oferta especial, seu mais recente post no blog ou qualquer outra grande novidade.
  2. A página de formulário (form page): Usada para reunir informações sobre seu público para que você possa mais adiante convertê-lo em leads. Este mini site inclui especificamente um formulário onde os visitantes podem adicionar suas informações de contato o que te permite dar seguimento por e-mail e fortalecer seu relacionamento com eles. Você pode oferecer aos visitantes recém chegados algum benefício por terem compartilhado com você suas informações de contato como, por exemplo, um cupom ou um conteúdo exclusivo através da sua newsletter.

Diretrizes para criar uma landing page

Landing page: confira aqui o que você precisa saber sobre o tema

Passando agora para a parte mais prática, vamos ver o que você deve fazer para criar uma landing page. Veja a seguir alguns pontos que você deve ter em mente:

  • Uma landing page é exatamente isso – uma só página. Menu de navegação não é necessário porque os visitantes não vão ter para onde navegar. Você pode usar âncoras, claro, mas tenha em mente que quanto mais simples melhor.
  • Para conseguir alcançar a meta determinada, a página deve ser simples e focada no objetivo. Seus textos devem ser redigidos de forma clara, concisa e precisa. Não distraia seus visitantes com informações não relacionadas ao objetivo. A página mostra exatamente a que veio.
  • Três palavras: Chamada de Ação. Este é o botão ou link que vai levar os visitantes a completar a tarefa proposta, que é o objeto da sua landing page. Cadastrar, Assinar, Encomendar ou seja lá o que for que você quer que os visitantes façam. O design de toda a página deve ser elaborado de tal forma que a Chamada de Ação se destaque para que os visitantes possam facilmente completar a ação proposta. Estas dicas vão te ajudar a criar Chamadas de Ação que funcionam.
  • As primeiras impressões são a chave para tudo quando se trata de landing pages. Você precisa atrair a atenção dos seus visitantes de imediato com um ambiente incrível, elementos visuais lindos e um design arrebatador. A landing page tem a sua função, mas isso não quer dizer que não possa ser divertida.
  • Se certifique que sua landing page também tenha uma aparência fantástica nos dispositivos móveis. Uma boa parte do seu tráfego vai chegar a partir de navegação mobile e estes visitantes não vão ficar na página se esta tiver uma aparência ruim em suas telas.

Como aumentar o tráfego na sua landing page

Agora passamos para a parte mais divertida – conseguir mais visitantes para sua landing page para que se apaixonem pela sua marca, sua organização ou seus serviços. Há três caminhos importantes para trazer mais tráfego e nós recomendamos que você os explore.

Redes Sociais

As redes sociais são o primeiro local para começar a promover suas landing pages uma vez que são o principal canal para uma comunicação total com seu público alvo. Não importa se é Facebook, Linkedin, Twitter, Pinterest ou qualquer outra rede social que você considere apropriada para sua presença online, publique o link para sua landing page junto com uma bela imagem e claro, um texto arrasador – isso vai trazer tráfego orgânico de qualidade que já chega com uma boa impressão da sua marca.

Email Marketing

Alcançar seu público diretamente através de sua caixa de entrada de e-mail continua sendo um dos meios mais eficientes para atrair tráfego para seu site. Quando sua landing page estiver pronta para ser publicada, está na hora de você começar a trabalhar numa super campanha por e-mail que você vai enviar para toda a sua lista de contatos.

Se você cravar sua linha de assunto, os elementos visuais, o layout e a redação, sua landing page vai ter um aumento considerável de visitantes.

Publicidade em Múltiplas Plataformas

Todos os métodos que mostramos até agora propunham formas gratuitas para conseguir tráfego. Se você consegue trazer um grande fluxo de visitantes usando apenas estes métodos, parabéns, você é uma estrela do marketing :). Se por outro lado, você perceber que suas estatísticas de tráfego estão oscilando e acha que poderia usar algo para dar uma alavancada, é hora de levar em consideração a publicidade paga.

A seguir, as três formas mais usadas por pequenas empresas:

  • Publicidade nos resultados de busca: Publicidade baseada nas palavras-chave definidas por você. O Google vai “casar” a sua propaganda com termos específicos que as pessoas usam para fazer buscas.
  • Publicidade nas redes sociais: Plataformas como o Facebook fazem a promoção dos seus posts para as pessoas que combinam com o perfil de seu público alvo.
  • Colocação da publicidade: Ferramentas de publicidade colocam seus anúncios e banners em sites que são relevantes para seu público alvo.

Com base nos objetivos de sua campanha, você pode escolher diversificar sua estratégia de publicidade ou focar em apenas uma destas plataformas. Qualquer que seja a sua escolha, certifique-se de estar sempre atento à sua campanha, analisando as estatísticas frequentemente.

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