Ping ou latência é um comando que serve para testar a conectividade entre equipamentos de uma rede utilizando o protocolo ICMP. A palavra "ping" é a abreviação do termo em inglês "Packet Internet Network Grouper", que significa algo como "Agrupador de Pacotes da Internet". Esse comando basicamente envia dados para esses equipamentos e fica aguardando respostas. Ele está disponível em praticamente todos os sistemas operacionais utilizados atualmente.

O seu funcionamento envolve o envio de pacotes para o equipamento de destino e "fiscaliza" o tempo de resposta. Se o equipamento de destino estiver em funcionamento, a resposta, ou "pong" (referindo-se ao jogo ping-pong), é enviada para o computador que enviou o ping. Dessa forma, é possível saber se o tempo foi alto ou não.

É importante ressaltar que, apesar da analogia com o jogo de ping-pong, segundo o autor da ferramenta, Mike Muuss, o objetivo ao dar o nome era fazer uma comparação com o som de um sonar.

O envio do ping geralmente envolve vários aspectos como o tamanho do pacote utilizado, o nome do equipamento "pingado", o tempo de vida e a latência, além do número de sequência do pacote ICMP. Todos esses tempos são dados em milissegundos (ms). De maneira prática, quanto menor o valor registrado no ping, mais rápida é a sua conexão. Para jogos online, ter o ping em um estado equilibrado ou baixo influencia significativamente na qualidade da jogabilidade, que pode apresentar atrasos e problemas de conexão caso ele esteja alto demais.

Faça o teste

Para realizar o teste, basta executar o prompt de comando do computador abrindo o Menu Iniciar ou a ferramenta de pesquisa do sistema e digitar "cmd" pressionando Enter logo após. Dentro do prompt, digite o termo "ping" juntamente do endereço do site ou servidor que você deseja acessar para a medição.

Ping

Depois de pressionar Enter e aguardar por alguns instantes, o prompt irá exibir informações sobre o tempo de resposta e os pacotes enviados e recebidos. Caso o número de pacotes perdidos não seja 0, isso já indica que a sua conexão pode estar com problemas. No final das informações é possível visualizar a média do ping em milissegundos com base nos testes realizados.

COMO ESTABILIZAR O PING?

Para as pessoas que gostam de jogos online ou utilizam plataformas de streaming, é fundamental que o ping esteja abaixo de 100 ms. Também é preciso observar se há perda de pacotes, visto que isso provoca dificuldades em jogar, assistir vídeos, entre outros. Ou seja, se a sua conexão não estiver dentro do esperado, é preciso adotar algumas medidas como:

  • utilizar uma aplicação por vez para os games online e evitar deixar alguns aplicativos abertos como o Torrent, que é um programa que usa alta taxa de dados;
  • evitar horários de pico, pois há muitos usuários conectados à rede simultaneamente e isso pode diminuir a qualidade da conexão da internet;
  • resetar o modem e o roteador, já que, às vezes, é uma solução para diminuir o valor do ping — é preciso apenas desligar os aparelhos da tomada e esperar alguns segundos para religá-los.

Portanto, entender o que é ping é fundamental para ter a ideia do porquê os seus jogos, vídeos ou programas com conexão via internet estão lentos ou imprecisos. Nem sempre esses problemas podem ser resolvidos facilmente, mas contar com um bom provedor é um grande diferencial para ter a máxima qualidade de conexão.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Posts Relacionados: