Se você está só começando a sua jornada de ter um site, é bem possível que já tenha visto os termos domínio e hospedagem em artigos e guias pela internet sobre como criar um site. Ambos são elementos essenciais de um site e é crucial que você entenda qual a diferença entre domínio e hospedagem de site antes de seguir com o seu projeto online. 

É exatamente isso o que vamos explicar neste artigo. Aqui você vai ver tudo o que você precisa saber sobre o tema de uma forma mais direta, dos conceitos gerais às diferenças entre eles e aplicações.

O Que é Domínio e Registro de Domínio?

Um nome de domínio é um endereço que as pessoas usam para encontrar seu site na internet. O que elas fazem é digitar esse domínio (a URL) na barra de endereço do navegador para acessar o seu site.

Todo site e servidor na internet está atrelada a uma linha de números chamada de endereço de IP. Porém, como é bem complicado decorar uma variedade de números, os nomes de domínio foram inventados. 

Um nome de domínio consiste em um domínio de segundo nível e um domínio de nível superior (TLD, top-level domain). Domínios de segundo nível são palavras ou frases que você cria para o nome do seu site, enquanto os de nível superior são as extensões que seguem depois dele.

Por exemplo, no domínio google.com, o domínio de segundo nível é a palavra google e o TLD é a extensão .com

How is Google Chrome so fast? - Quora
hospedagem de sites

Para ter os direitos de uso de um domínio personalizado, você precisa registrá-lo em uma provedora ou registradora de nomes de domínio. Essas são empresas ou organizações que vendem e gerenciam todos os nomes de domínios existentes.

As registradoras de domínio são reguladas pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), sendo que elas precisam se reportar à instituição toda vez que um novo domínio é comprado, editando o banco de dados com as informações do comprador do novo domínio.

Tipos de Extensões de Domínios e Preços

Existem centenas de extensões de domínio disponíveis. E é muito provável que você já esteja familiarizado com alguns deles, como o .com (.com.br) e o .net, os dois TLDs mais usados no mundo. 

Tem uma variedade imensa de extensões que não listamos aqui, mas que você pode escolher sem problemas. Para saber quais são elas, é só usar o verificador de domínios.

O Que é Hospedagem de Sites?

Os serviços de hospedagem de sites permitem que você publique um site na internet. São as provedoras de hospedagem que armazenam os dados do seu site nos servidores delas e enviam essas informações para os navegadores dos seus usuários quando eles digitam o domínio do seu site na barra de endereço.

Para usar a hospedagem, são fornecidas ferramentas amigáveis para usuários iniciantes, o que permite o gerenciamento do seu site sem precisar conhecer qualquer recurso mais técnico e nem ter habilidades mais avançadas.

A maioria das provedoras de hospedagem oferecem suporte ao cliente, manutenção de serviços, autoinstaladores e construtores de sites para ajudar você a criar e gerenciar seu site com mais tranquilidade.

Dito isso, é importante que você faça uma pesquisa quando for escolher a sua provedora de hospedagem de site. Isso porque você precisa levar alguns fatores em consideração.

Primeiro de tudo, você deve ter um excelente serviço de suporte, ter velocidade rápida de carregamento do seu site, um servidor com uptime alto e preços acessíveis. Por sorte, a F5 Network tem tudo isso.

Como Domínio e Hospedagem Funcionam Juntos na Criação de Sites?

Você acabou de aprender a diferença entre domínio e hospedagem de sites. Vamos ver como esses dois elementos trabalham juntos para manter seu site sempre online.

O domínio e a hospedagem de sites trabalham de mãos dadas. Imagine que tanto o seu endereço de IP quanto o seu domínio funcionem como um endereço para o seu site.

Já a hospedagem de sites é a sua casa propriamente dita. Sem a hospedagem, seus sites simplesmente não existem na internet.

Depois de conseguir seu domínio, você precisa fazer a sincronização dele e apontá-lo para a sua provedora de hospedagem. Para evitar qualquer problema, recomendamos que você compre tudo de um só lugar.

Você não precisa se preocupar em ligá-los manualmente um no outro e você até pode já começar a criar seu site sem nem perder tempo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Posts Relacionados: