9 Melhores Plataformas de Ecommerce Para Sua Loja Virtual em 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Montar uma loja virtual envolve muito trabalho. Você tem que processar os pagamentos, lidar com clientes e gerenciar estoques. Entretanto, a primeira coisa que você precisa fazer mesmo é escolher qual plataforma você vai usar. Se você escolher alguma das melhores plataformas de ecommerce, lidar com todas essas questões vai ser mais acessível e bem menos trabalhoso.

Neste artigo, vamos mostrar quais recursos e funcionalidades você precisa procurar para encontrar a melhor plataforma de ecommerce. Melhor do que isso, vamos dar uma olhada geral nas melhores plataformas de ecommerce, suas principais características e por que você deveria usá-las. Entre elas, temos:

  1. WooCommerce
  2. PrestaShop
  3. Magento
  4. OpenCart
  5. AbanteCart
  6. osCommerce
  7. Nuvemshop
  8. CubeCart
  9. Open Real State

Atualmente, é muito mais fácil criar uma loja virtual, mas isso não significa que todas as plataformas de ecommerce sejam iguais. Por exemplo, a melhor plataforma de ecommerce para startups pode não ser ideal para uma operação mais individual.

Com isso em mente, é importante que você pesquise bem para encontrar uma ferramenta entre as melhores plataformas de ecommerce. Algo que vamos ajudá-lo com as 9 opções listadas abaixo. Estude as principais características de cada uma delas e faça a sua escolha.

Comparativo das 9 Melhores Plataformas de Ecommerce

Temos muito conteúdos para mostrar de agora em diante. As opções são muitas, cada uma com seus pontos positivos e negativos. Nessa seção, vamos ajudar você a se decidir por uma entre as melhores plataformas de ecommerce baseando-se sempre nas funcionalidades que você vai precisar.

Além disso, saiba que todas essas plataformas de ecommerce precisam de uma hospedagem de site. Então, você precisa procurar por uma provedora  de hospedagem para fazer seu negócio online dar certo.

1. WooCommerce

plataforma woocommerce

Diferentemente do restante dos outros itens listados nesse artigo, o WooCommerce não é uma plataforma de ecommerce independente. Ele é um plugin que roda, na verdade, no WordPress, o CMS mais popular do mundo.

O WooCommerce faz um trabalho fantástico em adicionar um sistema de ecommerce à plataforma. É um das nossas opções favoritas porque o painel de controle do WordPress é intuitivo o suficiente para iniciantes começarem sua loja virtual imediatamente. Junte a isso às facilidades de uso do ecommerce e você terá uma escolha certeira nas mãos.

O WooCommerce lida facilmente com todos os recursos básicos, de publicar itens para venda até os processamentos de pagamentos. Além disso, você pode melhorar a funcionalidade do plugin usando extensões dedicadas. E existem centenas delas. Com uma delas, por exemplo, você pode integrar praticamente qualquer sistema de pagamento disponível em todas as outras plataformas.

Prós

  • Usa o CMS WordPress para criar a sua loja virtual;
  • Personaliza sua loja com extensões dedicadas de WooCommerce e temas.
  • Tem o suporte da gigantesca comunidade do WordPress

Contras

  • Adicionar uma funcionalidade avançada geralmente exige várias extensões.

Se você está procurando um jeito de colocar a sua loja online no ar, é bem difícil de não escolher o WooCommerce. Ele é muito fácil de usar. Entretanto, conseguir escalar a sua plataforma e fazê-la crescer pode ser necessário várias extensões. E você vai ter que trabalhar com elas.

2. PrestaShop

plataforma prestashop

Diferente do WooCommerce, o PrestaShop é uma plataforma de ecommerce dedicada. Isso quer dizer que você pode criar uma loja online que, além de bem estruturada e com um visual bastante moderno, o tempo que você vai levar para fazer isso será mínimo. Ou seja, você terá sucesso nesse processo.

Além de ser bem fácil de usar, o PrestaShop entrega uma quantidade absurda de funções. Por exemplo, ele inclui um sistema de gerenciamento avançado de produtos, múltiplas opções de pagamento, checkouts personalizados e mais. Ele até mesmo permite que você verifique e controle a cobrança de taxas.

Além de ter todos esses recursos integrados, você também pode melhorar o uso da plataforma usando plugins e temas. Só que, se você quiser, não precisará nenhum extra. Isso porque, pela nossa experiência, a plataforma já tem tudo o que você precisa para montar uma loja virtual nas funções mais básicas. Ela até mesmo tem um sistema de analytics e suporte ao cliente em precisar de módulos adicionais.

Prós

  • Configurações avançadas de gerenciamento de produtos.
  • Várias opções de processamento de pagamento.
  • Personalize sua experiência de finalização de compra.
  • Use o Analytics para aprender sobre o comportamento do seu cliente.
  • Cuide do processo de suporte dentro da própria plataforma.
  • Fique por dentro dos impostos do seu produto.

Contras

  • Existe uma curva de aprendizado para sacar todas as diversas funcionalidades.

Como você pode ter percebido, somos grandes fãs do PrestaShop. Nós até somos capazes dizer que ela é a melhor plataforma de ecommerce se você não estiver usando o WordPress. Elas oferecem duas experiências bem diferentes, então é interessante testar as duas para ver qual você prefere.

3. Magento

plataforma magento

Magento é outro nome popular quando falamos de melhores plataformas de ecommerce. E, ao contrário das outras duas que mostramos acima, o Magento é mais voltado a empresas de porte muito grande.

Quando se trata de flexibilidade, o Magento leva grande vantagem sobre as demais plataformas. Ela é uma ferramenta poderosa que permite você criar tanto pequenos quanto grandes negócios online. O desafio aqui é que você vai precisar de conhecimentos e experiência em programação para usá-la a todo vapor.

A plataforma não chega a ser a mais amigável em termos de usabilidade para o usuário. Ainda assim, ela se destaca pela riqueza de funcionalidades. Por exemplo, ela foi pensada para SEO (Search Engine Optimization), é altamente segura e também permite usar muitos temas e plugins a gosto.  

Prós

  • Plataforma incrivelmente escalável, o que é perfeito para grandes lojas onlines.
  • Construída com SEO e segurança em mente.
  • Suporte a múltiplas moedas e taxas de impostos.
  • Integrada com qualquer todos os tipos de processamentos de pagamento que você quiser.

Contras

  • A plataforma tem uma curva de aprendizado íngreme.
  • Pode ser difícil de usar se você não tem experiência com programação.

Na nossa opinião, o Magento é a melhor plataforma de ecommerce para startups. Ela oferece muita flexibilidade, todas as funcionalidades de ecommerce que você precisa e é perfeita para empresas que têm programadores na sua equipe. Porém, ela não é uma opção muito boa para iniciantes ou se você estiver querendo uma loja mais simples.

4. OpenCart

plataforma OpenCart

A melhor forma de descrever o OpenCart é que ele é um intermediário entre o WooCommerce e o PrestaShop em termos de poder. Ele oferece muito mais funções de ecommerce do que o primeiro, mas ele fica um pouco atrás em todo o restante em relação ao segundo.

O OpenCart brilha de verdade é no seu painel de controle. Ele é intuitivo, tem um visual moderno e fornece toda a informação que você precisa para ter o máximo de desempenho na sua loja online.

Fora isso, personalizar o OpenCart é fácil devido ao seu sistema de módulos. Não chega a ser tão intuitivo quanto os construtores de páginas mais modernos. Mas ainda é fácil de se familiarizar com as suas funções e opções mesmo que você nunca tenha criado uma loja virtual antes.

Prós

  • Muito fácil de usar em comparação com outras plataformas como PrestaShop e Magento.
  • Funções de SEO integradas.
  • Tem suporte a temas e extensões.

Contras

  • Não oferece muitas funções integradas quanto outras plataformas.
  • Muitos dos temas do OpenCart parecem um pouco desatualizados.

O OpenCart é uma excelente opção se você quer uma plataforma fácil de usar e que simplifica o processo de criação de páginas. Ela até pode não ter muitos recursos quanto outras plataformas de ecommerce, mas os que tem são mais do que suficientes para você lançar sua loja online.

5. AbanteCart

plataforma abantecart

AbanteCart é uma plataforma de ecommerce menos conhecida e que oferece muitas funções sensacionais. Ela não é a mais acessível quando falamos de interfaces, mas é uma ótima escolha para um usuário mais iniciante. Ou alguém que esteja abrindo uma loja online pela primeira vez.

Um dos nossos aspectos favoritos do AbanteCart é o fato de ser bem fácil de adicionar novos produtos a sua loja usando o painel de controle dele. É um processo de dois passos que leva apenas alguns minutos. E a plataforma ainda fornece dicas e instruções para ajudar você em cada etapa pelo caminho.

Essa plataforma de código aberto também tem suporte a temas e extensões. Sua coleção não chega a ser tão grande, mas as opções disponíveis são decentes, mesmo que a plataforma poderia se beneficiar mais caso houvessem mais opções.

Prós

  • Crie uma loja online rapidamente graças a um painel de controle intuitivo.
  • Adicione novos produtos em questão de minutos.
  • Funções de SEO integradas.
  • Tem a suporte a plugins e temas.

Contras

  • Comunidade relativamente pequena.
  • O número de temas e plugins é um pouco limitado.

Se você quer uma plataforma de ecommerce fácil de usar, o AbanteCart é uma excelente opção. Tirando a sua pequena variedade de temas, você tem opções decentes para escolher e que ainda parecem modernas para uma loja online atual.

6. osCommerce

plataforma osCommerce

osCommerce compartilha muitas semelhanças com as outras plataformas de ecommerce que vimos até agora. Ela é fácil de configurar e você não precisa de nenhuma experiência em plataformas de ecommerce para ter sua primeira loja online funcionando.

A primeira vez que você inicia o osCommerce, você vai perceber que a interface inicial dele é um pouco desatualizada. Mas tirando isso, ela tem um pacote de funcionalidades básicas e avançadas, mais ou menos no mesmo nível do AbanteCart.

O osCommerce também tem uma vantagem única de ter uma comunidade bastante ativa, com milhares de extensões e temas grátis. Isso dá a você várias opções de de personalização, algo que vai deixar sua loja do jeito que você quiser.

Prós

  • Criar e configurar uma loja online com o osCommerce é muito simples.
  • A plataforma tem milhares de extras e temas gratuitos.
  • Comunidade grande de usuários prontos para ajudar no que for preciso.

Contras

  • A plataforma não escala tanto quanto se gostaria, então não é uma boa opção para grandes lojas.
  • O painel de controle é um pouco desatualizado.

Pela nossa experiência, o osCommerce tem um ótimo desempenho para empresas menores. Contudo, ela começa a ter problemas quando você tem um catálogo maior de produtos. Em alguns casos, isso pode ser culpa do desempenho de uma hospedagem ruim, mas parece que esse é um assunto recorrente na plataforma.

Colocando isso de lado, o osCommerce é uma das melhores plataformas de ecommerce se você quer ter uma loja online de menor porte na internet.

7. Nuvemshop

página inicial do ecommerce Nuvemshop

Com mais de 50 mil lojas ativas, a Nuvemshop é ideal para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e grandes marcas que buscam aumentar suas receitas através da internet.  Com ela, você pode gerenciar seus produtos por catálogos, além de automatizar pedidos e entregas.

Um dos destaques da ferramenta é que ela tem compatibilidade com mais de 30 aplicativos para o usuário personalizar a sua loja virtual como quiser. Tem funções para criar ofertas relâmpago, criador de banners, recomendações de produtos e busca inteligente e mais.

Prós

  • Mais de 30 opções de layouts customizáveis;
  • Estabilidade da plataforma (servidores Amazon garantem 99,99% d e uptime). 
  • Aplicativo dedicado para dispositivos móveis;
  • Associação com outros canais de vendas, como Instagram Shopping e Facebook Store.

Contras

  • Oferece suporte apenas por e-mail;
  • Atendimento com gerente dedicado à conta está disponível somente para planos avançados;
  • Não tem compatibilidade com múltiplos idiomas nos planos de entrada.

A Nuvemshop é grátis para experimentar por um período de até 30 dias. Depois, você pode escolher entre os planos Impulso (R$ 49,90/mês), Influência (R$ 99,90/mês) e Escala (R$ 199,90/mês) para desenvolver seu projeto online de acordo com a sua evolução como emrpeendedor.

8. CubeCart

plataforma CubeCart

CubeCart prova que as aparências enganam. Na primeira vez que você loga na plataforma, ela parece bastante simples. Mas é só começar a mexer no sistema que logo você descobre muitas opções para testar, brincar e configurar.

A plataforma oferece todas as funções que você precisa para ter uma loja online de sucesso, desde o gerenciamento de produtos ao rastreio das vendas. Mas ela não para aí. Você pode usar o CubeCart para enviar newsletters aos seus clientes, o que é uma ótima maneira de conseguir ainda mais vendas.

São pequenos detalhes como esses que fazem do CubeCart uma ótima plataforma. Outro exemplo são das pequenas ferramentas de edição de imagem que você pode usar diretamente do seu painel de controle. Não é um Photoshop, mas cortar e redimensionar suas imagens pode ajudar você a melhorar suas páginas de produtos.

O CubeCart também tem suporte a plugins e temas. As opções disponíveis não são muitas, mas a plataforma é boa o suficiente para pequenos e médios negócios.

Prós

  • Fácil de usar e muitos recursos extras.
  • Envia newsletters a clientes pagos.
  • Edite suas imagens na sua tela de administrador.
  • Muitas extensões para personalizar sua loja.

Contras

  • A seleção de extensões não é muito variada.

Nos nossos testes, tivemos uma experiência gratificante com o CubeCart. Ele oferece muitos recursos de qualidade que outras plataformas não têm. Contudo, por não ter muitas extensões, nós a recomendaríamos mais para negócios pequenos ou que estão começando.  

9. Open Real Estate

plataforma Open Real State

O último item na nossa listagem de melhores plataformas de ecommerce é um pouco diferentes das outras que cobrimos até agora. Como o próprio nome diz, o Open Real Estate é sobre criar um site especializado para imobiliárias.

Com o Open Real Estate, você consegue adicionar listagens para aluguéis ou vendas em vários idiomas. Além disso, a plataforma inclui uma poderosa funcionalidade de buscas que permitem que os clientes procurem e se organizem pelas suas listagens criadas.

Fora isso, as funcionalidades da plataforma podem ser estendidas usando módulos e temas. Ainda que a maioria dos módulos sejam premium (pagos), existem muitos que são grátis e vários temas profissionais e que também são gratuitos.

Prós

  • Crie o seu próprio site de imobiliária.
  • Coloque propriedades para alugar ou vender em vários canais.
  • Faça páginas individuais para cada propriedade.
  • Inclua uma função de busca para permitir que os visitantes procurem pelas suas ofertas.
  • Use módulos e temas para personalizar seu site.

Contras

  • A maioria das opções de módulos não são gratuitas.
  • É uma plataforma bastante especializada, então só funciona com sites de imobiliárias.

Plataformas de ecommerce para imobiliárias são uma raridade. E contratar alguém para criar um site que tenha todas as funcionalidades que mencionamos antes ia custar uma fortuna. Com isso em mente, usar essa plataforma é uma escolha fácil se você quer tentar ganhar dinheiro online com imobiliárias.

 

F5 Network

F5 Network

Hospedagem de Sites com planos que cabem no seu bolso.

Deixe um Comentário

Confira nossas Hospedagens
de sites com todas essas vantagens

Por apenas:

R$ 10,00/mes*

Rolar para cima
Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?